Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim trabalha contra a proliferação de arboviroses - 25/04/2022

A Prefeitura de Parnamirim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), com base no aumento dos casos de arboviroses na cidade, alerta a população sobre os cuidados que o cidadão deve assumir, em parceria com o poder público, contra a dengue, zika e Chikungunya.

Parnamirim possui um clima favorável para o desenvolvimento das arboviroses em seu território. Esse fator, aliado às constantes precipitações na cidade, são propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para fazer frente a essa realidade, o trabalho das secretarias tem sido reforçado em torno da coleta de pneus. Um contêiner, localizado por trás do posto São Domingos, no bairro do Parque de Exposições, realiza a coleta desse material. No local há, inclusive, um agente de endemias responsável pelo serviço.

De acordo com dados do município, a cada contêiner coletado (com a capacidade máxima) é possível retirar do meio ambiente cerca de mil pneus. Essa ação ajuda na queda no número de depósitos favoráveis à proliferação do mosquito, auxiliando Parnamirim na resolução de dois problemas: o aumento de focos do mosquito e o descarte irregular de pneus inservíveis.

Além da coleta de pneus, a Sesad também tem trabalhado em torno das borrifações (UBV - Ultra Baixo Volume), que pulverizam com inseticida as áreas delimitadas num raio de aproximadamente 150 metros do endereço direcionado pelas notificações encaminhadas pela população. Este serviço está disponível através dos contatos (84) 98893-7888 (Whatsapp) ou pelo 3644-8364. Apenas neste mês de abril, foram realizadas 25 borrifações nas áreas mais afetadas do município.

Outro fator que também é de grande importância para a contenção da proliferação das arboviroses são as ovitrampas, que são verdadeiras armadilhas e também são capazes de medir a quantidade de agentes contaminantes no local. Cada ovitrampa cobre uma área de 300 metros quadrados e está presente em cerca de 122 instalações pela cidade, monitoradas semanalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde também aconselha a população sobre os cuidados que devem ser tomados, incluindo evitar o descarte de lixo em terrenos baldios, tampar as caixas d’água e preencher com areia os vasos de planta, evitando o acúmulo de água. Essas ações, aliadas à atuação do poder público, contribuem para um município mais seguro e saudável para todos.

 

Texto: Hanna Araújo


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - NEY DOUGLAS

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+