Escola Cícero Melo realiza evento em homenagem ao Dia do Circo - 25/03/2022

O evento intitulado “O Circo Chegou” está acontecendo na Escola Municipal Cícero de Souza Melo, nesta semana. A quinta-feira (24) foi dedicada aos alunos do turno matutino e a sexta (25) contemplou os do turno vespertino. Como medida de proteção contra a Covid-19, a escola manteve o evento exclusivo para alunos, professores e gestores internos. A iniciativa faz parte do projeto ‘Literarte’, encabeçado pela professora de literatura Marlizete Dias e pelo professor de artes Sandro Silva. De acordo com a professora Marlizete, o objetivo é fazer com que as crianças se encantem pela escola através da paixão pela arte.

“O Circo Chegou” homenageia o Dia do Circo, celebrado nacionalmente em 27 de março, por meio de atividades lúdicas como brincadeiras, formação de uma banda com as crianças e a participação de Tia Zeta (encenada pela professora Marlizete), do Palhaço Marmelo (professor Sandro), além da atuação dos alunos Miguel Natanael, como o Palhaço Marmelinho, e a pequena Gabriela, com a leitura do poema “O Circo Chegou”, ambos do 5º ano.

O Literarte passou a acontecer virtualmente durante a pandemia, através do Facebook, e retorna agora à forma presencial. Outras atividades que também fazem parte do Literarte estão passando por uma avaliação para o retorno presencial, já que contam também com a participação dos pais dos alunos.

Antes da pandemia, as atividades ocorriam em dois encontros semanais nos quais pais e alunos realizavam estudos sobre obras de um autor literário escolhido. Finalizada a análise, os alunos declamavam trechos das obras para os pais, além de desenvolverem outras atividades.

Essa vivência é considerada de extrema importância para a comunidade escolar, por favorecer a construção de memórias, pontes e vínculos mais fortes entre pais e filhos, além de trazer a possibilidade para os adultos de voltar a ter contato com a biblioteca e também proporcionar benefícios terapêuticos.

Texto: Isabela Matias de Souza

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO