Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde participa de capacitação para implantação de sistema de monitoramento de agravos - 09/03/2022

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Sesad), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN) realizou, nesta quarta-feira (9) uma capacitação com profissionais da área da saúde do município para a implantação do sistema Salus 2.0. 

De acordo com André Noronha, pesquisador da UFRN, o sistema Salus 2.0, desenvolvido pelo próprio Laís realiza o monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e vigilância epidemiológica, tendo por finalidade ser uma ferramenta de gestão pública.

Neste primeiro momento, a plataforma trabalhará, especificamente, com o monitoramento dos casos de sífilis, e posteriormente, passará a monitorar outros agravos como a tuberculose, a hanseníase e todos os demais de são de notificação compulsória. 

“Com esta plataforma é possível criar uma interação entre as unidades de saúde e fazer todo um rastreamento do usuário. A plataforma Salus é ampla e nesse contexto, consegue englobar todos os perfis da Sífilis que atingem a população de maneira geral”, destacou o pesquisador da UFRN. 

Inicialmente a plataforma funcionará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Industrial, Cidade Verde e Santos Reis, que funcionarão como um projeto piloto. Participaram da capacitação, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas dessas três unidades.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+