Parnamirim tem verão com agitação e conscientização no litoral - 24/01/2022

Verão, praia, bronze, música, surf, biquíni, sunga e festa. Uma combinação perfeita e quando se tem um litoral com uma natureza exuberante: tudo se torna inesquecível.

O litoral parnamirinense tem todos esses ingredientes e muito mais porque a Prefeitura de Parnamirim também se preocupa com a sua saúde e bem estar, seja de turistas, veranistas ou moradores.

As diversas ações voltadas para a saúde contribuem para que o verão em nossa cidade seja um diferencial,  principalmente para quem buscar qualidade de vida e atendimentos em nosso litoral.

Na orla de Pirangi há o Projeto  “Se Cuida Parnamirim”, com os professores Ângelo Santos e  Eleen Martins que desenvolvem as coreografias do momento marcando a estação e conscientizando as pessoas sobre os benefícios da ginástica.

A turma da Secretaria de Saúde montou tendas na orla para conscientizar sobre a Hanseníase que no Brasil registra 11,6% dos casos de hanseníase no mundo. De acordo com os dados apresentados, no Brasil houve um total de 137.385 novos casos identificados e diagnosticados como hanseníase. Destes, 55,3% do total em pacientes masculinos (Ministério da Saúde, 2021, Boletim Epidemiológico Especial da Hanseníase, 2021.
No Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2020, foram diagnosticados 2.458 casos novos de, uma média de 246 casos novos/ano em Parnamirim em 2021 foram registrados 7 casos lembrando que o município disponibiliza do tratamento nas UBSs.

Os pacientes com hanseníase geralmente apresentam manchas na pele, com diminuição local da sensibilidade à dor, ao toque, ao calor e ao frio, além de diminuição da força. Alguns pacientes chegam a perder completamente a sensibilidade, ou seja, as áreas da pele ou nervo com a doença podem ficar anestésicas. Portanto, se você ou alguém que você conhece possui alguma lesão de pele com diminuição local de sensibilidade, é importante procurar um médico.
Em evento para o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, observado comumente no último domingo de janeiro.

A equipe de Zoonoses estava orientando sobre os cuidados com doenças de cães e gatos e como lidar com os pets no litoral, como manter a água limpa e fresca sempre à disposição, mantenha o animal em local com sombra e circulação de ar constante, nunca deixe o animal sozinho dentro do carro, não estimule atividades físicas nos horários de maior calor. As frutas melões e as melancias são um aperitivo ideal. Por serem ricos em água ajudam a diminuir a temperatura corporal dos animais. Não se esqueça de tirar as sementes.

A vacinação da Covid 19 para os adultos aconteceu na Praça São Sebastião neste sábado nos horários das 8h às 14h, e a das crianças que aconteceu na escola municipal Deputado Erivan França foram vacinados 82 adultos e 100 crianças hoje em Pirangi. A Secretaria de Saúde do estado em parceria com a Prefeitura de Parnamirim fez  uma ação de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis com testes rápidos de Hepatite, Aids e Sífilis .

O verão não é só festa. É preciso se preocupar com a saúde na estação que esquenta os ânimos de todos, principalmente para os que amam seus filhos, bichinhos de estimação e claro a você mesmo.

Pirangi é a queridinha do verão potiguar com as promoções das rádios 98 FM e 95 FM e com a Ilha Ecomax que traz as grandes atrações musicais do País que agitam ainda mais o nosso litoral,  esquentando e dando os tons e as cores que brilham nesta estação.

Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Marciano Costa.