Vigilância Ambiental realiza mutirão em Pirangi neste sábado, 8 - 08/01/2022
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, realizou um mutirão em Pirangi, com o objetivo de visitar in loco as residências que durante quase todo o ano ficam fechadas, gerando situações potenciais de proliferação de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
Dada a experiência de anos anteriores em Parnamirim, é sabido que o período de veraneio gera um aumento considerável de circulação de pessoas na área litorânea, e com isso, há sempre mais lixo e ambiente propício para a proliferação do mosquito do Aedes Aegipty. Diante desse cenário, as ações do poder público precisam fazer frente a essa demanda.
As equipes fizeram visitas domiciliares e coletaram pneus pela região litorânea, no intuito de eliminar focos e criadouros do mosquito e conscientizar a população quanto ao acondicionamento correto do lixo residencial e manejo de recipientes que podem acumular água.
De acordo com o Coordenador de Vigilância Ambiental, Diego Silva, a população dispõe de uma ferramenta importantíssima para ajudar no mapeamento das situações de risco, o WhatsApp (84) 98893-7888.
"Hoje o foco do trabalho é o tratamento, panfletagem, e recolhimento de pneus pela equipe da UBV (ultra baixo volume). Vamos aproveitar o mês de janeiro para atingir um maior número de pessoas", disse.
No início do ano, Parnamirim tem tanto chuva quanto calor, condições propícias para o mosquito se proliferar, por isso os cuidados precisam ser intensificados também nesse período. "Aqui tem muita cisterna, piscina e, para acumular água, muita gente usa baldes e outros recipientes. Essa é mais uma preocupação nossa, o que justifica ainda mais as ações para o mês de janeiro", finalizou Diego.
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - NEY DOUGLAS