Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito Taveira entrega Centro Especializado de Reabilitação - 13/12/2021

O prefeito Rosano Taveira realizou nesta quinta-feira (16) a entrega oficial do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Maria Risalva Cruz à população. A unidade é referência na assistência às pessoas com deficiências e está localizada no prédio onde funcionou o Hospital de Campanha Municipal, no bairro de Vida Nova.

O CER é destinado ao atendimento de pacientes com deficiências físicas, auditivas e intelectuais e já iniciou alguns atendimentos prioritários. Além dos consultórios médicos, a estrutura conta com duas áreas amplas de convivência, ginásio terapêutico amplo e bem equipado e complexo de piscinas.

A equipe multiprofissional do Centro conta com geneticista, otorrinolaringologista, ortopedista, neuropediatra, psicologia, pedagogia, psicopedagogia. Além disso, também serão disponibilizadas terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, serviço social e enfermagem.

Durante o evento, o prefeito Rosano Taveira, acompanhado da primeira-dama, Alda Lêda Taveira, lembrou que a inauguração do CER era uma das prioridades do seu governo, mas precisou ser adiada para utilizar a estrutura como Hospital de Campanha. “Foi uma decisão muito difícil, porém acertada porque o nosso Hospital se tornou referência na recuperação de pacientes com COVID-19. Temos uma estrutura muito bonita, ampla, difícil de encontrar até mesmo entre as instituições de saúde privada”, afirmou.

A Secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, lembrou toda história do CER, da luta para incluir a modalidade intelectual e do grande desafio de utilizar o local como Hospital de Campanha. “O nosso foi um dos maiores em termo de resultado, com menor índice de mortalidade e hoje temos a alegria e a missão de reabilitar pessoas de todas as idades e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou.

O depoimento do secretário de Administração e Recursos Humanos, Homero Grec, filho da homenageada Maria Risalva Cruz, emocionou a muitos. Homero agradeceu ao prefeito pela homenagem e pela honra de ver o nome da sua mãe em um equipamento público de tanta importância. Maria Risalva dedicou parte de sua vida ao cuidado com a família, concluiu o curso de Contabilidade e assumiu alguns cargos públicos, inclusive de Secretária de Administração e Recursos Humanos entre 1989 e 1992. 

 

Centro Especializado de Reabilitação (CER)

Atualmente, o CER tem como maior demanda as pessoas com deficiência intelectual, principalmente crianças com autismo e síndrome de down. Além dos consultórios médicos, a estrutura conta com duas áreas amplas de convivência, ginásio terapêutico amplo e bem equipado e complexo de piscinas.

Até o momento, a linha de cuidados do Centro já iniciou os atendimentos prioritários em 12 modalidades físicas, enquanto na modalidade intelectual já está atendendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção de Hiperatividade (TDAH) e Epilepsia Refratária. Ao todo, são aproximadamente 260 atendimentos semanais e 1350 mensais. Em breve haverá serão disponibilizados os tratamentos para pacientes com sequelas de Covid-19.

Para iniciar o atendimento, é preciso se dirigir ao Centro de Reabilitação com encaminhamento médico, em seguida passar pela triagem, que avalia se a necessidade do paciente está relacionada aos serviços oferecidos na Unidade. A triagem poderá ser agendada presencialmente ou através do telefone 3644-8207, sendo necessário encaminhamento de profissional de saúde.

Confira a lista com as modalidades físicas que estarão:

- Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM);
- Distrofia Muscular tipo Duchenne;
- Hidrocefalia;
- Lesão Medular Infantil e Adulto;
- Macrocefalia;
- Microcefalia;
- Neuropatias Periféricas;
- Paralisia Cerebral;
- Prematuridade com indicadores de riscos para desordens neurológicas;
- Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Reabilitação pós COVID-19;
- Síndromes genéticas cromossômicas.


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM - ELIANA FÉLIX

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+