Turismo de trilhas noturnas pode se tornar realidade no litoral parnamirinense - 24/10/2021

Sob a luz da lua, barulho das ondas do mar, lanternas acesas e roupas adequadas para o momento, uma turma da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e convidados desbravaram as trilhas das Praias de Pirangi, Cotovelo e Puim no litoral parnamirinense na noite de ontem, 23.

A cidade Trampolim da Vitória tem uma natureza exuberante de praias, rios e equipamentos turísticos como o maior cajueiro do mundo - um dos lugares mais visitados do estado, e agora, começa a surgir um novo conceito para o turismo local: o turismo de trilhas ecológicas.

A Prefeitura de Parnamirim e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico estão trabalhando para trazer essa nova modalidade de turismo sustentável e correto, mapeando as trilhas colocando regras e conversando com as partes envolvidas.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Daniel Américo, disse “o turismo de aventura está crescendo  não só no Rio Grande só Norte, mas no mundo inteiro. Esse é um caminho sem volta para o  turismo de aventura e o eco-turismo e nós temos praias belíssimas como Pirangi, Cotovelo e Pium”, justificou.

O grupo contemplou  a  trilha na presença de João Hélio do SEBRAE que veio conhecer  e ver como é o litoral de Parnamirim . “Estamos fazendo isso de forma experimental para que futuramente possamos construir um novo modelo de turismo no nosso litoral”, disse o secretário.

Daniel Américo acrescentou: “nós vamos fazer um balanço do que vivenciamos nesta noite levando para o prefeito Rosano Taveira   para ver a  melhor forma de  trabalhamos”, comentou.

Já para o Diretor do Sebrae do RN João Hélio  “essa é uma iniciativa muito importante dentro do que existe. É a nossa primeira vez fazendo essas trilhas e compete a todos que estão envolvidos conhecer mais a realidade local a sua história, sua cultura e fazer com que esses habitantes existentes aqui possam também ser beneficiados”, disse.

Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas.