Caminhada abre programação do Outubro Rosa em Parnamirim - 30/09/2021

A Prefeitura de Parnamirim abriu a programação da Campanha Outubro Rosa com uma Caminhada nesta sexta-feira (01) no Centro da cidade. O objetivo é alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O evento foi promovido através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS); o Grupo Guerreiras, de apoio à mulheres com câncer; e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e teve início na lateral da Escola Gênesis percorrendo a Avenida Brigadeiro Everaldo Brevesem direção à Praça da Paz de Deus.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Alda Lêda Taveira, agradeceu a todos os envolvidos e parabenizou as Guerreiras pelo excelente trabalho que realizam no município. “Para mim, é um prazer participar deste evento e contribuir com uma causa tão importante”, declarou.

Na ocasião, as Guerreiras homenagearam o motorista da Secretaria de Saúde, Eduardo Diniz, que há 13 anos transporta os pacientes atendidos pela Liga contra o Câncer. “Ele é sempre muito atencioso e dedicado com todos”, afirmaram. Também ocorreu aferição de pressão arterial, sorteio de camisetas do Outubro Rosa, carro de apoio com água mineral e picolé e mesa de frutas.

Também participaram secretárias municipais; o vereador Thiago Fernandes, a vice-presidente do Conselho da Mulher, Maria Laide Leão e servidores municipais. A programação continua a partir da próxima quinta-feira (07) com a apresentação do Se Cuida Parnamirim em Vida Nova.

Guerreiras de Parnamirim

O Grupo Guerreiras de Parnamirim surgiu em 2017 com o objetivo de ajudar e fortalecer mulheres com câncer e seus familiares através de troca de experiências. Neste mesmo ano, essas mulheres receberam cactos da primeira-dama, Alda Lêda, em uma ação social. A planta se tornou símbolo do grupo, representando a força e resistência destas mulheres. Atualmente, o Grupo é composto por 26 mulheres que já enfrentaram a doença e ajudam outras mulheres a fazer o mesmo.

Confira a programação completa:

1/10 - Caminhada da prevenção contra o câncer de mama. Concentração às 15h30 na lateral da escola Gênesis. Saída às 16h com destino à Praça da Paz de Deus;

07/10 - Se Cuida Parnamirim no bairro de Vida Nova, às 17h;

08/10 - Se Cuida Parnamirim na Cohabinal, Av. Castor Vieira Régis, às 18h;

14/10 - Se Cuida Parnamirim no Parque Industrial, às19h;

21/10 - Se Cuida Parnamirim em Monte Castelo, às 19h;

29/10 – Fechamento do Outubro Rosa com um ciclo de palestras às 15h30, no Auditório Clênio José, sede da Prefeitura de Parnamirim com as seguintes presenças e serviços:

• Dr. Flavio Rocha – Mastologista

• Dr. Dauri Nascimento - Neuropsicólogo

• Depoimento de pacientes oncológicas (câncer de mama)

• Apresentação do Grupo Guerreiras

• Aferição de pressão e temperatura

• Sorteio de brindes

• Música ambiente