Parnamirim firma compromisso com a iniciativa 'Construindo Cidades Resilientes - 2030' - 01/10/2021
A cidade de Parnamirim foi devidamente inscrita na iniciativa “Construindo Cidades Resilientes”. Foi o que atestou a carta de compromisso enviada pelo prefeito Rosano Taveira ao Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. Parnamirim se comprometeu a aplicar os 10 princípios para construir uma cidade resiliente:
1 - Organizar-se para a resiliência frente aos desastres;
2 - Identificar, compreender e utilizar cenários de risco atuais e futuros;
3 - Reforçar a capacidade financeira para a resiliência;
4 - Promover o desenho resiliente e desenvolvimento urbano;
5 - Proteger zonas-tampão naturais para melhorar a função da proteção fornecida pelos ecossistemas;
6 - Fortalecer a capacidade institucional para a resiliência;
7 - Compreender e fortalecer a capacidade social para a resiliência;
8 - Aumentar a resiliência da infraestrutura;
9 - Garantir a eficácia da preparação e resposta eficaz às catástrofes; e
10 - Acelerar a recuperação e reconstruir melhor depois de qualquer desastre.
A Iniciativa MCR2030, da ONU, visa garantir que as cidades se tornem resilientes e sustentáveis até 2030. De acordo com o portal Make Cities Resilient - MCR2030, pelo mundo inteiro as cidades são estimuladas a cumprir o desafio, devido ao aumento do risco de desastres – tal como a pandemia Covid-19 - e as mudanças climáticas.
Em Parnamirim, o coordenador de Proteção da Defesa Civil, George Cunha, foi designado para representar a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana como ponto focal da iniciativa e responsável pelo desenvolvimento de ações de resiliência e redução de riscos de desastres.
De acordo com o servidor, a campanha Construindo Cidades Resilientes, lançada em 2010, aborda questões de governança local e risco urbano, com o objetivo de apoiar os governos locais na redução de riscos e construção de resiliência urbana. Atualmente a campanha mcr2030 construindo cidades resilientes foi convocado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR) e é uma parceria global com o objetivo para aumentar o perfil da resiliência e redução do risco de desastres entre os governos locais, cidades e comunidades urbanas em todo o mundo. O MCR oferece soluções e ferramentas para que governos e atores locais identifiquem lacunas na resiliência e aumentem a capacidade financeira, técnica e baseada em conhecimento para o planejamento do desenvolvimento e gestão de riscos.
Apos a inscricao no progama que foi feito apartir dos órgãos de Protecao e Defesa Civil de Parnamirim e o CGTI, o município encontra-se na etapa de capacitação, na qual em parceria com a UFRN vem desenvolvendo futuros projetos para que o município possa estar melhor preparado na redução de riscos.
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - NEY DOUGLAS