Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Defesa Civil e Fiscalização Ambiental da Semur se fazem presentes no incidente com carreta e produtos químicos neste sábado, 4 - 04/09/2021

A Defesa Civil de Parnamirim foi acionada nas primeiras horas da manhã deste sábado (4) para atuar junto a um acidente envolvendo uma carreta e produtos químicos, ocorrido dentro da jurisdição de Parnamirim. O fato ocorreu na Avenida Olavo Montenegro, conhecida como ladeira de Liberdade-Cajupiranga, bem próximo do acesso à RN 313.

O acionamento foi via Central de Operações Integradas (COI) e envolveu também a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), em decorrência da proximidade do ocorrido com o leito de um rio.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, George Cunha, o acontecido envolveu uma carreta que tombou com 4 produtos químicos, tanto corrosivos quanto inflamáveis. Sua equipe prontamente procedeu articulação junto ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fiscalização Ambiental, para que pudessem isolar a área, prezando pela segurança da população, assim como motoristas e motociclistas.

Uma análise ainda será feita para avaliar possíveis contaminações, no entanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a equipe da Semur, os produtos foram identificados no caminhão e apresentam risco à saúde, são eles:

  • Ácido Sulfônico: utilizado para a obtenção de espumantes presentes em xampus, detergentes e cremes dentais. Pode causar perda da visão, se em contato com os olhos e queimaduras graves na pele;
  • Hidrossulfito de sódio: a combustão gera gases tóxicos capazes de irritar olhos e vias respiratórias;
  • Cloreto de Benzalcônio: pode causar irritação moderada a grave lesão na córnea e queimaduras na pele;

A empresa responsável pelo transporte deve fazer a remoção do material, assim como os demais procedimentos cabíveis. As equipes de campo do poder público dão todo o apoio para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Enquanto isso, o trânsito no local segue interrompido. Motoristas devem acessar vias alternativas.


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+