Parnamirim será contemplada com rede de ciclovias em diversos bairros - 11/08/2021

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, e parte do secretariado municipal acompanharam na manhã da última terça-feira (10) a apresentação de um ousado projeto para a cidade. Contemplando os usuários de um dos primeiros meios de transporte da cidade, a bicicleta, a exposição encheu os olhos dos presentes, trazendo à tona uma nova realidade a Parnamirim: a interligação de seus bairros em vias seguras também para os ciclistas.

Os representantes das pastas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fátima Cabral; Esporte e Lazer, Rodrigo Albuquerque; Serviços Urbanos, Charles Quadros; e o Cel. Marcondes Pinheiro, titular da secretaria de Mobilidade Urbana e responsável pela apresentação do projeto e pelo futuro processo licitatório.

Pinheiro disse que a iniciativa do prefeito Taveira é louvável, já que vai contemplar grande parte da população da cidade que utiliza a bicicleta para estudar e trabalhar, além, é claro, dos amantes do ciclismo como atividade esportiva. “Parnamirim tem 63 anos e só agora temos um gestor que olha verdadeiramente para os ciclistas”. Enquanto autoridade no assunto, o secretário de Mobilidade Urbana continuou, trazendo à tona a informação de que Parnamirim é a segunda em todo o estado com maior número de ciclistas. “Esse dado corresponde aproximadamente a 44% de nossa população. São pessoas que usam suas bicicletas para passeios, por esporte, trabalho e estudo todos os dias”, pontuou.

Diversos bairros serão beneficiados com as ciclovias, entre eles Cohabinal, Parque Industrial, Nova Parnamirim e Centro. A Rua Edgar Dantas, por exemplo, que liga Passagem de Areia ao centro da cidade será um dos corredores que contemplarão uma via de deslocamento seguro e sinalizado para os ciclistas. Outros logradouros bem conhecidos da população que também deverão passar por intervenções são as ruas Átila Paiva, João XXIII, Maria Lacerda, Abel Cabral, Ayrton Senna e Comandante Petit, essa última no centro de Parnamirim.

Taveira se mostrou empolgado e satisfeito com a apresentação. “Essa parcela da nossa população - referindo-se aos ciclistas - merece essa atenção de nossa parte. A Prefeitura vai trabalhar para iniciar a implantação das ciclovias o mais breve possível”, disse o gestor.

Texto: Marciano Costa

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO