Agosto Lilás: Sesad realiza ação preventiva nas casas de drinks do centro da cidade - 06/08/2021

A Prefeitura de Parnamirim realizou na tarde da última quinta-feira (5) uma ação de saúde pública referente ao ‘Agosto Lilás’, nas casas de drinks que funcionam no centro da cidade. O objetivo da intervenção foi apresentar os serviços e levar a estrutura do poder público direto ao local, contemplando diversas mulheres.

Os setores envolvidos na ação foram a Unidade Básica de Saúde do Centro, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE), a Coordenadoria de Apoio à Mulher e mais 2 equipes de estudantes de medicina da UnP (Gastro e Infectologia).

Representando a Coordenadoria de Apoio à Mulher, Amanda Melo esteve presente no local e disse que a ação se mostra muito importante, especialmente durante o agosto lilás. “Aqui buscamos tirar essas mulheres do anonimato. Precisamos atuar forte para torná-las visíveis e em contato com as políticas públicas para esse setor. Ainda precisamos avançar muito, mas a ação desta tarde é um trunfo, sem dúvida”, disse.

Nas 3 casas de drinks que funcionam na mesma rua, a iniciativa distribuiu kits e insumos de prevenção com preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, trouxe palestras expositivas sobre temas em comum com as mulheres e realizou testagens de HIV, sífilis e hepatites. De acordo com Izabel Alves, Coordenadora do SAE, a testagem é vital, já que as hepatites B e C são doenças silenciosas, podendo evoluir por anos sem apresentar sintomas. “Hoje destacamos também um dos importantes serviços do nosso SAE, como o programa ‘IST AIDIS’, que fornece alimentação adequada para crianças de até 2 anos, filhas de mães soropositivas. Atualmente essa mãe já sai da maternidade com um kit completo, e consegue os demais conosco, no SAE”, explicou.

A ação nas casas de drinks foi uma das intervenções do executivo municipal em alusão ao Agosto Lilás, em Parnamirim.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - NEY DOUGLAS / CEDIDAS PELA EQUIPE DE MEDICINA DA UNP