Preparação para volta às aulas: Parnamirim vai contar com novo sistema de gestão escolar - 04/08/2021

A Prefeitura de Parnamirim vem, desde antes do início da pandemia da Covid-19, se preparando para facilitar a vida da comunidade escolar do município. Um dos frutos dessa preparação é a aquisição do sistema de gestão da educação, o Sigeduc. Essa plataforma vai auxiliar tanto alunos quanto professores e gestores da cidade, com informações precisas sobre notas, fornecimento de declarações e matrículas, tudo online.

As aulas devem ser retomadas de forma presencial muito em breve. A Secretaria de Educação e Cultura, que já está com o sistema em funcionamento, cadastrou todas as escolas e professores na base de dados e está em fase de conclusão do cadastro dos alunos, já que o último processo de matrículas não foi totalmente via internet. De acordo com o Assessor de Inspeção José Lúcio Barros, das 67 escolas de Parnamirim, apenas 11 ainda precisam ter os dados de seus alunos migrados para o Sigeduc.

Ainda de acordo com o assessor, as matrículas para o próximo ano já serão online. “A partir da retomada das atividades presenciais, facilitaremos a vida dos envolvidos com a atividades escolar. Será possível realizar além das matrículas, acompanhamento da vida acadêmica do aluno, suas notas, – proporcionando a possibilidade de acompanhamento mais efetivo dos pais – frequência, conteúdos, acesso a praticamente tudo”, disse.

O Sigeduc representará também uma ferramenta isenta para o fornecimento de declarações para programas sociais, como o Bolsa Família, sem a necessidade de deslocamentos à unidade escolar. O próprio responsável pelo aluno faz a impressão do documento que já sai assinado digitalmente.

Outras vantagens do sistema, que teve como base o sistema da universidade – SIGAA - são a conferência das vagas disponíveis para matrículas no sistema de ensino municipal e o acesso do professor ao diário de classe online, também por meio do smartphone, promovendo uma considerável diminuição do volume de papel. Criado por uma startup da UFRN, a iniciativa foi expandida para além dos limites da universidade. Parnamirim licitou o serviço e os estudantes parnamirinenses poderão se beneficiar da ferramenta já nos próximos dias.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL