Prefeito Taveira recebe superintendente da PRF e sua equipe visando parceria entre município e órgão federal - 09/07/2021

O prefeito Rosano Taveira recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (9), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte, Inspetor Luiz Pinheiro, e sua equipe, para tratar de uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e a PRF. O intuito é o compartilhamento de sistemas utilizados pelo órgão federal, que têm potencial de melhorar consideravelmente o serviço público e o monitoramento das cidades.

Além da equipe da PRF e do gestor municipal de Parnamirim, o encontro contou também com a presença do vereador Vavá Azevedo, o Secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro, o novo Assessor Especial do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação, Rafael Buriti e o Coronel Macedo, da Polícia Militar.

O Inspetor Pinheiro explicou que um dos sistemas utilizados pela PRF otimiza muito o tempo dos agentes de campo, referente a casos de pequenas colisões de veículos, quando os danos são meramente patrimoniais. Nesses casos, os próprios envolvidos podem fazer o registro do boletim de acidente online, direto no site da instituição, através da inserção de fotos e das informações pertinentes.

A equipe ofereceu o acesso a uma cesta de serviços utilizados pela PRF, que vai auxiliar o executivo municipal a gerir com mais qualidade as vias públicas da cidade, através do espelhamento de sistemas, originalmente utilizados pelo órgão federal, inclusive com um riquíssimo banco de dados.

O Inspetor explicou que a PRF já tem olhos nas rodovias federais e a parceria com os municípios, deve tornar visíveis também as rodovias estaduais e municipais, o que vai melhorar a atuação de agentes de trânsito e guardas municipais. “A integração com as prefeituras vai facilitar a visualização de outras rodovias, otimizando também o surgimento de novas políticas públicas para o setor”, disse.

Nesse segmento, Parnamirim é referência para outras cidades em todo o país. A Central de Operações Integradas da cidade (COI) foi implementada com recursos próprios e utiliza tecnologia de ponta para monitorar as ruas e avenidas do perímetro urbano em tempo real.

O prefeito Taveira se colocou à disposição e disse que a iniciativa é muito válida. “Quando o intuito é a melhoria do serviço público, das condições de segurança e mobilidade urbana, podem sempre contar conosco”, garantiu. No final do encontro, o gestor foi convidado a Brasília/DF para um evento especial em 18 de agosto, alusivo ao aniversário da PRF (24 de julho), no qual será assinado simbolicamente um documento – na presença do presidente Jair Bolsonaro - com diversos prefeitos de todo o país, que aceitaram o compartilhamento dos sistemas em prol da integração do executivo municipal com a PRF.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ELIANA FÉLIX