Prefeitura cria centro para detecção e monitoramento de doenças - 04/02/2021

A Prefeitura de Parnamirim instituiu através do Decreto nº 6.421 de 29 de janeiro de 2021, a criação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (CIEVS), vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD).

Após a sua efetivação, que está em fase de planejamento, o CIEVS terá como objetivo articular os diversos setores da saúde pública para o monitoramento contínuo de informações úteis no intuito de prevenir e minimizar riscos à saúde da população. Com isso, poderá definir estratégias que auxiliem na tomada de decisões de combate a proliferação de doenças.

De acordo com o decreto, o centro funcionará diariamente, em um regime de 24 horas diárias, inclusive nos fins de semana e feriados. A equipe será composta por agentes da vigilância epidemiológica, além de abarcar outros setores da saúde. Além do trabalho presencial no horário de funcionamento da Secretaria de Saúde, o centro também vai realizar atendimento telefônico, nos demais períodos.

Em paralelo, o CIEVS também vai se articular junto aos órgãos de vigilância epidemiológica estadual e nacional para compartilhamento de informações em situações de grande importância para a saúde pública.

Thuliane Lopes, coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesad, explica que, na prática, o CIEVS será importante para tentar conter a disseminação de doenças o mais rápido possível e manter as informações sempre atualizadas.

“Existem algumas doenças, como o sarampo e a raiva, por exemplo, que são de notificação obrigatória de até 24 horas para que as informações cheguem até o Ministério da Saúde, portanto essa agilidade na identificação dos casos é fundamental”, explica a coordenadora.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro