Em balanço de mamografia móvel, prefeitura supera expectativa e registra 1.953 exames realizados nos últimos 6 meses - 14/12/2020

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), promoveu diversas ações ao longo do ano para conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma das medidas foi viabilizar uma unidade móvel que percorreu vários bairros do município. A SESAD divulgou, nesta manhã (14), a realização de 1.953 exames desde o início da ação. Esse movimento deverá ser contínuo com retorno previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

O veículo, disponível desde julho durante uma semana de cada mês, pertence ao Grupo Reviver, parceiro da prefeitura. Cerca de 80 mamografias foram realizadas por dia, em mulheres entre 40 e 69 anos, um saldo extremamente positivo para um ano de pandemia.

A detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura, podendo chegar a 90%. Por isso, esse tipo de exame é tão importante. De acordo com a SESAD, mesmo com o distanciamento social decorrente da COVID-19, as mulheres compareceram para fazer o exame. Segundo a secretaria, a ideia de levar o carro às pessoas facilita a procura pelo procedimento. Além disso, o carro ficava posicionado em frentes às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que facilitava a solicitação do requerimento para a realização do exame, em local aberto, com todas as medidas de segurança rigorosamente aplicadas.

Além do requerimento, era necessário o comprovante de residência - que precisa ser de Parnamirim -, Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também do município. Os resultados eram disponibilizados na própria UBS, cerca de 15 a 20 dias após a realização do exame.

A prefeitura destacou a importância da inclusão desses serviços de maneira gratuita e de fácil acesso à população e informou que os números positivos dessa campanha demonstram a necessidade de ações como essa, uma vez que a saúde e o bem estar da população são prioridades.

Texto: Andrezza Barros

Postado Por: Yara Okubo