Prefeitura homenageia Comandante da Aeronáutica em visita ao CCTV - 08/12/2020

O Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) recebeu, na manhã de hoje (8), a visita do Comandante da Aeronáutica e Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez, para conhecer ‘in loco’ o museu que retrata a história da Segunda Guerra. Recentemente, o museu se tornou referência mundial como um dos mais importantes espaços sobre a história desse período e o Comandante, que havia conhecido o projeto em fevereiro de 2019, participou e acompanhou toda a sua constituição.

Em sua visita, o Comandante Antonio Carlos foi agraciado com uma placa da Prefeitura de Parnamirim, em agradecimento a todo apoio dado à instituição do CCTV. A autoridade iniciou sua agenda na tarde de ontem, quando participou da encenação da Ópera do Danilo, conhecida como Ópera da Caça - que narra a saga do Tenente Danilo Marques Moura -, um relato de coragem, esperteza, perseverança e patriotismo, apresentada pelos grupos de aviação da base. Hoje pela manhã, o Comandante marcou presença na solenidade de formatura dos aspirantes oficiais a aviadores.

Em seguida, o Tenente-Brigadeiro percorreu toda a instalação e viu todo o acervo retratado por meio de ilhas temáticas, as quais possuem fotografias, cartas, mapas, peças, fardamentos e itens históricos usados à época. Na ocasião, relatou a imensa satisfação em ter feito parte desse projeto. “Estou muito feliz e orgulhoso por me deparar com a história tão presente da nossa participação na Segunda Guerra. Esse espaço contribuirá muito para a questão cultural de todo o estado”, disse.

O espaço tem atraído atenção de turistas e historiadores e ganhou notoriedade da mídia mundial ao receber o Prêmio TOP Global, que colocou Parnamirim como um dos 100 municípios mais sustentáveis do mundo. A conquista comprova, justamente, a intenção do projeto: mostrar que não foi por acaso que o município se tornou conhecido como Trampolim da Vitória, pois teve papel fundamental e estratégico durante o combate que ocorreu de 1939 a 1945 e, ainda, que existe história e turismo além das praias.

Texto e fotos: Andrezza Barros

Postado Por: Yara Okubo