Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

UBS oferece exames para participantes do grupo Viver Bem - 02/12/2020

Para estimular o autocuidado e verificar a situação da saúde dos usuários, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Passagem de Areia está realizando, ao longo dessa semana, exames do tipo eletrocardiograma e antropometria nos pacientes que fazem parte do grupo Viver Bem. O projeto é desenvolvido pela própria UBS e tem como objetivo proporcionar melhora na qualidade de vida de pessoas com comorbidades. Dentre os pacientes, cerca de 90% são idosos.

Idealizado em 2014 como um núcleo de apoio aos tabagistas, o ‘Viver Bem’ oferece apoio, orientação, acompanhamento e desenvolve atividades para pacientes com diabetes, hipertensão, depressão e obesidade. Após a sua criação, o projeto precisou ser repensado em relação à sua dinâmica, estrutura física, número e qualificação dos apoiadores, uma vez que a procura superou a expectativa. As reuniões do grupo ocorriam pelo menos duas vezes por semana, antes da pandemia.

Além do suporte clínico, os integrantes do projeto participam de passeios, atividades físicas e lúdicas, aulas de dança e reuniões em formato mesa redonda, nas quais vários temas relacionados à qualidade de vida e bem estar dos idosos são tratados, como violência doméstica, autoestima, prevenção à acidentes domésticos, higiene e cuidados com a saúde. Ainda, a turma conta com apoio psicológico e nutricional.

O grupo, que já utilizou o espaço do condomínio Vivendas, da Escola Osmundo Faria, e do Ginásio Poliesportivo de Passagem de Areia, atualmente conta com a estrutura do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro.

Em decorrência da pandemia e do distanciamento social, as atividades presenciais foram suspensas. De acordo com o coordenador, Abraão de Souza Santos, os idosos não ficaram sem suporte nesse período, uma vez que as orientações, sugestões de atividades e acompanhamentos estão sendo repassados via WhatsApp. No entanto, segundo Abraão, os agentes envolvidos estão preocupados com a saúde mental dos idosos, especialmente em razão da necessidade de isolamento social.

A rodada de exames realizada nesta semana foi pensada, justamente, com a finalidade de avaliar a situação atual de cada um dos pacientes, além de tentar resgatar o contato, a proximidade e a confiança no projeto, até que ele possa ser retomado. “É muito bom, nos sentimos cuidados”, disse Guiomar Ferreira, de 68 anos.

O grupo ‘Viver Bem’ chegou a ter cerca de 60 participantes. As atividades em grupo são consideradas de extrema importância para os idosos, pois além de melhorar a saúde e a disposição, são um excelente instrumento de socialização.

Texto e fotos: Andrezza Barros


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+