Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SESAD realiza drive thru em combate à poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil - 27/11/2020

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, pois pode ocasionar a paralisia irreversível, principalmente das pernas. O número de casos de poliomielite vem diminuindo nos últimos anos, principalmente em decorrência das inúmeras ações de prevenção coordenadas pelo Ministério da Saúde, mas ainda é preciso prevenir. Por isso, a Prefeitura de Parnamirim realizou, na manhã de hoje (27), uma ação em formato drive thru, no Caminhódromo da Cohabinal, entre as 8h e 12h, com a finalidade de atingir a meta prevista, qual seja, de imunizar cerca de 95% das crianças de 1 a 4 anos do município.  

A campanha de vacinação teve início no dia 5 de outubro e se encerraria, inicialmente, no dia 13. Porém, a procura não correspondeu à expectativa, tendo em vista o receio de muitos pais em procurar as unidades de saúde em virtude da COVID-19. Desse modo, o prazo da campanha foi prorrogado até o dia 30 deste mês. Até o momento, foram vacinadas cerca de 10 mil crianças. De acordo com os dados da SESAD, a intenção é imunizar aproximadamente 15 mil.  

A Secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, informou que amanhã, sábado (28), será o Dia “D”. Os profissionais de saúde do município estarão dispostos em 27 UBS, das 8h ao meio dia para realizar a vacinação de poliomielite. Além disso, 20 postos volantes funcionarão em farmácias, padarias, supermercados e praças da região. A titular da pasta reforçou a importância da vacinação e disse que a prefeitura criou inúmeras opções, para que os pais não deixem de levar seus filhos para vacinar. “É rápido, seguro e não dói. Com apenas duas gotinhas seu filho estará livre da pólio”, disse.  

Os pais que compareceram na manhã de hoje elogiaram a iniciativa. Para deixar o ambiente mais animado e feliz, os profissionais envolvidos na ação usaram adereços. A tenda estava toda ornamentada com balões coloridos, o que tornou o espaço mais leve e descontraído para recepcionar os pequenos.     

Terezinha também ressaltou a importância de levar a caderneta de vacinação. “A atualização e a manutenção da caderneta de vacinação são de extrema importância no controle vacinal. Ela será utilizada e requisitada durante toda a vida, inclusive na fase adulta”, finalizou.  

Texto e fotos: Andrezza Barros 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Andrezza Barros

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+