Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Em pleno funcionamento, UPA registra 6 mil atendimentos por mês - 23/11/2020

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré Silva dos Santos, localizada no bairro de Nova Esperança, está funcionando normalmente e registra cerca de 200 atendimentos por dia. A Unidade, classificada como a principal porta de entrada de urgência e emergência de todo o município, conta com profissionais de diversas áreas e oferta à população atendimento 24h. 

 

Apesar da UPA ter registrado uma queda significativa no número de atendimentos, não houve redução de pessoal. De acordo com o diretor da Unidade, Henrique Costa, o medo de contaminação em ambiente hospitalar em decorrência da COVID-19, foi o fator principal para a queda no número de atendimentos, que anteriormente chegava a 12 mil por mês, o que equivale a aproximadamente 350 a 400 pessoas por dia. “A principal hipótese para esse "sumiço" é o medo de contaminação. As pessoas vêm ao hospital só quando ocorre um agravamento do quadro, o que é muito perigoso”, disse Henrique. 

 

A queda esteve mais acentuada entre março e maio deste ano. Na mesma época, uma ala foi reestruturada para atender pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus. O diretor ressalta que os números de atendimento devem voltar a crescer e, por isso, o quadro de funcionários não sofreu alterações, mesmo com a redução na procura. 

 

Henrique Costa destaca que o papel da UPA é atender, estabilizar e encaminhar o paciente para uma unidade de referência, caso necessário. Além disso, ressaltou que a Unidade está apta a receber a demanda da população. “A UPA está funcionando em sua plenitude”, finalizou. 

 

A UPA de Nova Esperança conta com seis clínicos, quatro pediatras, dois intensivistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnico de raio X, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e administrativo. Parnamirim dispõe, também, da estrutura do Hospital Márcio Marinho e Suzete Cavalcanti para urgência e emergência.

 

Texto: Andrezza Barros


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+