Prefeitura inicia testagem rápida para diagnóstico de sífilis - 16/10/2020

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) iniciou, na manhã desta sexta-feira (16), a testagem rápida para diagnóstico de sífilis. A Campanha tem a coordenação do Ministério da Saúde e elegeu Parnamirim como um dos municípios prioritários. A coleta está sendo realizada por meio de drive thru, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), em Monte Castelo.

Vale ressaltar que todas as Unidades de Saúde (UBS) estão aptas a realizar o exame e dispõem de insumos para testagem. Entretanto, a intenção das campanhas é conscientizar a população e dar maior visibilidade à concentração de esforços, para combater com mais velocidade o problema.

A campanha acontecerá ao longo da semana e intensificará os serviços de testes rápidos de sífilis e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No local, os profissionais alertam para os cuidados e entregam materiais preventivos como preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes.

De acordo coma SESAD, qualquer pessoa poderá realizar o exame desde esteja portando a Carteira de Identidade. A companha reforça a importância da testagem considerando o grande número de casos assintomáticos, principalmente nas gestantes, casos em que a ausência do diagnóstico pode causar danos irreversíveis ao bebê.

Texto: Andrezza Barros

Postado Por: Yara Okubo