Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad avança com processo de informatização das unidades de saúde - 07/08/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), segue avançando com o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o momento 69 computadores já foram instalados e praticamente todas as unidades contam com acesso à internet. Em breve mis equipamentos serão entregues. 

De acordo com a secretária de saúde municipal, Terezinha Rêgo, o trabalho de informatização das unidades é muito importante, pois garante, entre outros aspectos, a qualificação e a segurança das informações produzidas.  

Ainda segundo ela, o uso da tecnologia em favor da saúde municipal permite ainda outros avanços, como: um sistema de assistência farmacêutica em rede, facilitando o acesso do usuário ao medicamento e o controle de dispensação; melhoria no acompanhamento nos ciclos de vida dos pacientes; melhoria do acompanhamento dos indicadores de saúde; dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações, como alocações de veículos. 

“São inúmeros benefícios. A economia com a informatização é algo incalculável. Um grande avanço para o município”, destacou a titular da pasta da saúde municipal. 
O processo de informação das UBSs do município vem acontecendo deste o ano passado, a partir de duas frentes de trabalho. A primeira diz respeito à adesão municipal ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, do Ministério da Saúde.

Instituído pela Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019, o programa tem como objetivo informatizar todas as equipes de Saúde da Família - eSF e equipes de Atenção Primária à Saúde - eAP do país e de qualificar os dados em saúde dos municípios, estabelecendo incentivo financeiro federal mensal aos municípios que aderiram ao programa.

A outra frente diz respeito ao Projeto Parnamirim Mais Segura, que tem como objetivo melhorar a segurança do município através de câmeras de monitoramento com sistemas inteligentes que, também, contribui com ações em segurança do trânsito e mobilidade no município.

O projeto vem realizando a conexão, via rede de fibra ótica, entre todas as unidades de saúde neste, especialmente s período da pandemia do novo Coronavírus, incluindo Hospital Marcio Marinho, UPA de Nova Esperança e o Hospital de Campanha.

A rede Giga Parnamirim conta hoje com mais de 70km de fibra ótica e está sendo expandida, atendendo as demandas dos prédios e unidades administrativas, além de pontos de monitoramento eletrônico. 

Programa Saúde na Hora

Outra iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde versa sobre o Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de funcionamento das UBSs para 60 horas semanais. Atualmente, as unidades de Jardim Planalto e Boa Esperança, totalmente informatizadas, estão concluindo o processo de adaptação do novo sistema de funcionamento, previsto para ter início na próxima segunda-feira (10), passando a funcionar de 7h às 19h, de segunda à sexta. 

Para Terezinha Rêgo, as unidades com horário estendido aumentam a oferta dos serviços de saúde à população, reduzindo os atendimentos nos serviços de urgência. “A adesão deste programa no município fortalece a Atenção Primária a gestão do cuidado, o acesso aos serviços a assistência com maior resolutividade”, destacou a secretária, adiantando que em breve outras unidades também passarão a aderir o novo sistema. 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+