Alunos de escolas municipais compartilham experiências literárias pelas redes sociais - 07/08/2020

O Projeto Rio que Flui para o Mar da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, está mostrando seu valor neste período da pandemia. Alunos de diferentes escolas municipais estão utilizando suas redes sociais para compartilhar com outras crianças e pré-adolescentes dicas de leituras de diversas obras que fazem parte do universo literário das bibliotecas escolares do município.

A aluna Júlia Azevedo, do 3º ano da Escola Jussier Santos, em Santa Teresa, por exemplo, criou o canal “Ler com Julia” no Yotube e transmite da sua própria casa poemas do potiguar José Acaci, narrativas de André Neves, fábulas como "A Lebre e a Tartaruga", além da indicação e comentários sobre outros textos.

“Sempre quis ter um canal no YouTube e como meus pais sabem da minha paixão pela leitura sugeriram que eu falasse sobre o tema e incentivasse também outras pessoas. O apoio dos meus pais e as atividades literárias da escola ajudaram a desenvolver meu conhecimento literário”, explicou.

Já a estudante Ester Ibiapina, do 6º ano da Escola Municipal Alzelina de Sena, em Rosa dos Ventos, participou de um bate-papo com a professora e crítica literária, Ana Catarina de Queiroz, na Live “Mulheres Apaixonadas”, através do Intagram @anacatarina2049.

De acordo com a coordenadora do Projeto Rio da Leitura, Angélica Vitalino, é gratificante ver a iniciativa desses alunos. “Uma característica comum de todos eles é que são frequentadores das bibliotecas escolares e se apresentam com muita segurança e espontaneidade nas redes sociais. Neste período de pandemia estão expondo suas vivências pessoais em relação à literatura e motivando outras crianças e adolescentes ao hábito da leitura”, esclareceu.

Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS