Projeto da Semec leva bem-estar aos servidores da educação durante pandemia - 07/08/2020
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), segue dando continuidade a um trabalho voltado para a saúde mental e emocional dos servidores da rede de ensino. Intitulado como “Cuidando do nosso bem-estar durante e pós pandemia” o projeto é realizado pelo Núcleo Psicossocial, da pasta da educação.
De acordo com a assistente social Elisângela Fonseca, o projeto acontece de forma virtual e foi criado durante o período de distanciamento social, para combater a ansiedade e angústia, de alguns profissionais da rede municipal de ensino. “Visando o bem-estar de todos, o projeto surgiu com o intuito de estarmos dialogando com a equipe, e construindo juntos a cada dia. É o cuidado, um com o outro, para que a gente não adoeça mentalmente e emocionalmente. Que possamos estar bem durante e quando tudo isso passar”.
O projeto conta com a participação de duas psicólogas e duas assistentes sociais. Na primeira fase, a ação contemplou gestores e coordenadores das escolas e CMEIs de Parnamirim. Na atual etapa, conforme solicitação das unidades de ensino, estão participando dos encontros professores e toda a equipe de apoio.
Durante o diálogo, são observadas as demandas dos profissionais da educação e as psicólogas realizam uma espécie de triagem, na qual, dependendo do caso, é feito o encaminhamento do servidor para o Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria. Além do bate-papo, algumas ações especiais também têm acontecido para levar mais conforto e entrosamento entre o Núcleo e os profissionais da rede de ensino, um dos exemplos foi o Café da Manhã virtual com o CMEI Ivone Maria.
“O café pedagógico virtual foi um momento diferenciado. Teve o intuito de interagir com a equipe do CMEI, trazendo uma certa reflexão de conforto, bem-estar e troca de positividade. Com a intenção de deixar um pouco de lado todas as preocupações que a pandemia trouxe. Transmitir uns para os outros uma certa segurança para quando as aulas voltarem”, comentou Elisângela Fonseca.
Ainda sobre a importância do projeto, a assistente social reforçou que os objetivos estão sendo alcançados conforme o feedback dos participantes. “Quando a gente pensa estar construindo algo para os outros, terminamos construindo pra gente também. Ficamos impressionados com a fala de alguns profissionais. Percebemos estratégias para driblar essa pandemia, o quanto é importante uma voz, ser ouvido, carinho e atenção. Uma palavra de incentivo nesta época é fundamental, estamos todos enriquecendo como equipe”.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - cedidas pela Semec