Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Regularidade na coleta de lixo hospitalar contribui para saúde pública de Parnamirim - 28/07/2020

Sempre preocupada com o bem-estar da população e atenta à preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Limpeza Urbana, vem realizando com intensidade o trabalho de zeladoria e limpeza em diversas áreas da cidade. Realizada três vezes na semana, a coleta do lixo hospitalar é uma das atividades que têm um papel importantíssimo para a saúde pública do município. 

De acordo com o assessor técnico da Selim, Ari Luiz de Souza, a coleta do lixo hospitalar tem como objetivo fazer o descarte correto de todos os resíduos originados da saúde. “Materiais como seringas, agulhas, objetos perfurocortante, entre outros que são retirados das unidades de saúde, precisam ser coletados com segurança e levados ao seu destino final. Esse mecanismo foi criado pelos órgãos públicos, para evitar danos às pessoas e ao meio ambiente”. 

A coleta acontece às terças, quintas e sábados e todas as unidades são contempladas com o serviço. Uma empresa especializada em lixo hospitalar faz todo o processo seletivo. Recolhe, classifica, separa, armazena e leva até uma usina de incineração, onde todo o lixo é incinerado para que não fique nenhum vestígio. Ari Luiz comentou sobre o trabalho feito em Parnamirim: 

“Em cada unidade de saúde existe uma quantidade predeterminada de bombonas (lixeiras) para armazenar o lixo. O profissional de limpeza destinado a este setor, transporta os resíduos da sala do médico até a casa do lixo. Nos dias marcados, o coletor chega e troca as bombonas, retira as que estão cheias e deixa novas, lavadas e esterilizadas no local, com isso evitamos uma possível contaminação”. 

O assessor técnico lembrou que o trabalho é feito com total segurança, onde os agentes responsáveis pelo serviço usam Equipamento de Proteção Individual e são capacitados na separação do lixo hospitalar e lixo comum, com todo o cuidado no processo e armazenamento para o descarte. Ari Luiz destacou a importância da coleta dos resíduos das unidades de saúde, ainda mais neste período de pandemia: 

“Estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. Retirando da cadeia os insumos que são nocivos, considerados tóxicos, infectuosos e perfurocortantes. Se colocarmos no lixo comum e um gari, ou outra pessoa se machucar, é complicado saber o tipo de doença e contaminação possíveis. Nesse período de pandemia, a preocupação é ainda maior para evitar a propagação do vírus, em cada unidade há bombonas específicas só para a covid-19. Redobramos o cuidado no manuseio e descarte”, destacou o assessor técnico da Selim. 
 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - cedidas por Ari Luiz

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+