Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito sanciona lei que institui Semana da Capoeira em Parnamirim - 17/07/2020

O prefeito Rosano Taveira sancionou a Lei Ordinária nº 2.044 que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Parnamirim, a Semana da Capoeira. A efetivação das festividades foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 7 de julho. 

De acordo com o documento que institui a Lei, a comemoração da Semana da Capoeira será realizada anualmente, e terá como data base o dia 15 de julho. A comemoração tem como objetivo conscientizar a população, acerca da importância da capoeira no cenário nacional.  

Com esta celebração, o poder público, através das secretarias de Educação e Cultura (Semec) e de Esporte e Lazer (Sel), poderá, em conjunto como os capoeiristas do município, realizar anualmente, apresentações culturais, seminários, aulas, palestras, oficinas, jogos desportivos, rodas de capoeira, concursos, entre outros. 

Além dos eventos, a lei também tem como objetivo a realização de pesquisas com a finalidade de mobilização, conscientização e propagação da capoeira, no intuito de promover a prática, pesquisa salvaguarda e incentivo da capoeira enquanto atividade educativa, cultural e de esporte. 

Ainda de acordo com a publicação, a lei reconhece a comunidade Capoeirista como legítima interessada, sendo fundamental a sua prévia consulta em relação a quaisquer proposições e organizações de eventos. Igor Yuri, mestre e organizador de eventos da arte da capoeira nas escolas municipais, comentou sobre a representatividade e importância da Semana da Capoeira. 

“A capoeira tem elementos educacionais que são construídos através da cultura popular. Fico feliz com essa conquista, a lei é um pontapé inicial para que essa arte continue se desenvolvendo. A capoeira contribui através da música, história e relacionamento interpessoal, onde interagem crianças e adultos. Há muitos anos batalhamos pelo reconhecimento. É preciso cada vez mais que a capoeira chegue nas escolas, pois é uma manifestação que nasce dentro do povo, nas comunidades. Entendemos que a inclusão da Semana da Capoeira nos eventos oficiais do município tende a fortalecer cada vez mais esse segmento cultural na cidade”.  

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+