Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Em segunda rodada, Parnamirim abre testagem para toda população - 16/07/2020

Qualquer morador de Parnamirim poderá realizar o exame de testagem rápida para COVID-19, desde que tenha apresentado algum sintoma nos últimos 14 dias. Esse é o critério para que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), realize a coleta de sangue. A ação está funcionando no modelo drive-thru, o que possibilita atender um maior número de moradores. Nesta quarta-feira (14), os profissionais estão posicionados em frente ao Ginásio Esportivo Ulisses Ávila Neto, em Passagem de Areia.

No primeiro momento os testes foram direcionados para idosos e doentes crônicos. Porém, é preciso atender toda a população de igual modo, uma vez que os jovens, mesmo não sendo classificados como grupo de risco, são potenciais transmissores.

“A Vida é importante para todos”, afirmou a diretora do Laboratório Central de Parnamirim, Dra. Aparecida Feliciano. Segundo ela, a iniciativa foi bem divulgada e os locais estão sendo escolhidos de modo estratégico para que todos tenham acesso à testagem. Vale ressaltar que os pedestres presentes também tiveram seus atendimentos realizados.


Outro fator importante citado pela bioquímica é a qualidade do serviço prestado. “Nosso teste é de qualidade e nossos profissionais, além de muito envolvidos, estão bem treinados e capacitados para atender a demanda”, afirmou. “Estou muito satisfeita e orgulhosa da minha equipe. Os profissionais são diferencias em relação aos estudos e à atualização”, conclui.

É possível constatar que todo esse esforço influencia no resultado, uma vez que o município tem o menor índice de mortalidade por 100 mil habitantes de todo o Estado.

O estudante Alexandro de Souza, de 20 anos, apresentou febre alta e falta de ofato nos últimos dias. Ficou sabendo do drive-thru pelas mídias sociais e não quis deixar passar a oportunidade de realizar o exame. “Eu e minha família seguimos a recomendação do isolamento social, mas me senti mal. Essa iniciativa é muito importante. É bom saber logo qual o nosso estado de saúde para adotar as medidas necessárias“, enfatizou.

A operação continuará amanhã, em Liberdade, e na sexta-feira, no Parque Aristófanes Fernandes, entre 8h e 17h. Ao todo, serão disponibilizados 1.500 testes, distribuídos entre os três dias, no quantitativo de 500 para cada localidade. É necessário apresentar a carteira de identidade e o comprovante de residência do município para realizar o procedimento. Os resultados dos exames são liberados entre 15 e 20 minutos após a coleta do material.

Texto: Andrezza Barros

Fotos: Ana Karina Amaral


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+