Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semec realiza diálogos virtuais com alunos da rede municipal de ensino - 10/07/2020

Diante do atual momento enfrentado com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), preparou um projeto de diálogos virtuais com alunos das escolas municipais. Coordenado pelo Núcleo de Práticas Restaurativas, o trabalho tem como objetivo restabelecer a conexão com reflexões, diante das responsabilidades na organização dos espaços de convivência, criando uma escuta ativa a respeito da atual realidade vivenciada. 

O projeto ‘Construindo Conexões na Comunidade Escolar em tempos de Pandemia’, conta com uma equipe composta por assessora técnica, assistentes sociais, psicólogo, pedagogo, estagiário curricular e uma apoiadora técnica. Rosilene Ferreira, coordenadora do Núcleo, explicou como surgiu a iniciativa e forma que a ação está sendo executada: 

“Antes da pandemia, já fazíamos um trabalho de encontro presencial em algumas escolas. A ideia veio com a intenção de saber como estavam os alunos, os anseios e o que mudou na vida deles neste período de distanciamento social. É um momento de escuta. Entramos em contato com alguns gestores que abraçaram a causa e realizamos as reuniões via WhatsApp, com representantes de algumas escolas”. 

O projeto teve início com seis unidades selecionadas pelo Núcleo de Práticas Restaurativas. Participam dos encontros virtuais, alunos das escolas Jacira Medeiros, Ivanira Paisinho, Senador Carlos Alberto, Francisca Fernandes, Alzelina Valença e Luzanira Maria “A primeira etapa será feita com alunos do 6º ao 9º ano, devido eles terem mais facilidade com a internet e o celular”, comentou Rosilene Ferreira. 

Os encontros vão acontecer semanalmente e devem seguir até setembro. Depois da primeira fase será feito um relatório avaliativo do processo trilhado. A intenção é que o projeto se estenda para outras escolas e, na segunda etapa, contemple os pais de alunos do 1º ao 5º ano. 

O Núcleo de Práticas Restaurativas tem em sua essência um conjunto de valores, que contribuem para a formação do cidadão através de diálogos. Voluntariedade, confidencialidade, participação, respeito, honestidade, humildade, interconexão, empoderamento, esperança e responsabilidade, são dez dos princípios compartilhados com os alunos. 

Iniciado nesta semana, o projeto já tem recebido um feedback positivo dos adolescentes, que elogiaram o diálogo nos encontros virtuais. Rosilene Ferreira destacou a importância deste projeto, ainda mais, diante deste momento de pandemia, que provocou a paralisação das aulas na rede municipal de ensino: 

“Entendemos o valor de um diálogo. Queremos saber como é que estão os nossos alunos e as perspectivas para o novo normal. Nossos adolescentes precisam de apoio. Contribuiremos para melhorar a convivência, e fortalecer o vínculo comunidade e escola. É importante atingir os alunos, eles são protagonistas nas nossas escolas. Nesses momentos, muitos desabafam e a gente consegue ajudar. A ideia é contribuir da melhor forma possível para o bem-estar deles”. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+