SEMEC está atendendo equipes através de Gabinete Itinerante Virtual - 25/06/2020

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está realizando o Gabinete Itinerante Virtual, uma reunião com diretores de Escolas e Centros Infantis, com o objetivo de retomar a aproximação e ouvir experiências dos gestores neste período de pandemia do COVID-19.

De acordo com a secretária de Educação, Justina Iva, o encontro é realizado através vídeoconferência e inicia com o acolhimento, onde os diretores e vice-diretores são ouvidos sobre como estão no trabalho e na vida pessoal nesse período de isolamento. O outros temas tratam sobre os desafios para o retorno dos aulas e propostas e sugestões para o momento atual e início das aulas.

“Também passamos informativos e anotamos as demandas apresentadas pelos gestores. As reuniões tem sido muito positivas e têm uma aceitação excelente de todos os profissionais. Deixamos todos a vontade para expressar seus anseios, necessidades e sugestões, esclarecer dúvidas e sugerir propostas”, declarou.

A secretária Justina explica que já foram realizadas nove reuniões, atendendo os diretores de 52 escolas e Centro Infantis. “Faltam apenas duas reuniões que serão realizadas nos dias 26 e 28 deste mês para atender os profissionais de todas as escolas”, afirmou.

Além disso, a SEMEC conta com outras reuniões virtuais. As coordenações do Ensino Fundamental e do Infantil se reúnem virtualmente com os coordenadores pedagógicos de escolas e Centros Infantis e o Núcleo Psicossocial da SEMEC, também realiza atividades com os profissionais das instituições de ensino municipais.

“Diante deste período crítico de pandemia, precisamos estar atentos não só a questão pedagógica, mais também ao bem-estar emocional das equipes escolares, que precisam estar preparados para o início das aulas, diante da nova realidade, onde muitos alunos voltarão com seus traumas e dificuldades familiares intensificados, interferindo na aprendizagem e convivência no ambiente escolar”, explicou.

Íris Karine Gomes, gestora da Escola Arthur da Costa e Silva , aprovou a iniciativa. “Em tempos de pandemia, a videoconferência articulada pela SEMEC permitiu que a equipe de gestão escolar refletisse sobre a esperança e resiliência necessárias à superação dos desafios em conduzir a educação transformadora com a qual nos mantemos comprometidos”, disse.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega