Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Centro de Controle de Zoonoses segue atendendo solicitações em toda a cidade - 18/06/2020

Com a aproximação do período de chuvas, a alta umidade, aumento da vegetação, acúmulo de lixo e formação de lama, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Parnamirim tem atendido forma regular às solicitações nos bairros do município, devido à preocupação dos agentes e população com o surgimento do caramujo africano, causador de doenças transmissíveis aos seres humanos. 

A coleta dos caramujos tem sido realizada frequentemente por agentes preparados para o procedimento, que fazem o recolhimento usando materiais adequados como luvas e sacos plásticos resistentes. A eliminação dos caramujos é realizada com sal, sendo enterrados em local apropriado logo em seguida.  

O caramujo africano é causador de vermes e uma das mais conhecidas é a Angiostrongylus cantonensis, agente etiológico da meningoencefalite eosinofílica, doença que provoca a inflamação das meninges – membranas que recobrem o cérebro – e pode ser confundida com a meningite por ter sintomas bem parecidos. A contaminação se dá através da ingestão de frutas, verduras e hortaliças cruas sem a higienização correta.  

Além da preocupação e esforços de todas as pastas do município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), o trabalho de enfrentamento à proliferação de outras doenças é contínuo, que é o caso das arboviroses causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e outros insetos, e também das doenças causadas por protozoários, fungos e bactérias, como a doença de chagas, amebíase, leishmaniose, esporotricose, entre outras. O trabalho de limpeza das ruas, terrenos, coleta domiciliar, dentre outros, tem sido realizado regularmente, porém, é importante que a população se atente aos cuidados que continuam valendo, ainda mais neste período. 

A população deve evitar o contato com poças de água contaminada e jogar fora alimentos e objetos que tiveram contato com a contaminação; manter sempre limpo seu quintal ou terreno, impedindo o acúmulo de lixo, vegetação e água parada; lavar bem os alimentos que serão consumidos e não entrar em contato com caramujos, pois os agentes estão disponíveis para realizar a coleta de forma adequada.  

Para realizar solicitações ou sanar dúvidas, a população deve entrar em contato com o Centro de Zoonoses através dos telefones: 3644-8186 ou 9 8701-2328. 

Texto: Cinthia Oliveira  


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Cedidas por Josivan Gomes

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+