Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semec cria projeto para cuidar do bem estar dos servidores da educação - 10/06/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), está desenvolvendo um trabalho voltado para a saúde mental e emocional dos servidores da rede de ensino. Intitulado como “Cuidando do nosso bem estar durante e pós pandemia” o projeto é realizado pelo Núcleo Psicossocial, da pasta da educação. 

Após reuniões entre gestores e coordenadores das instituições de ensino do município, com a secretária de educação Justina Iva, foi identificado que alguns profissionais estavam ansiosos e angustiados com a situação pandêmica. A partir daí, preocupada com o bem estar dos servidores, a titular da pasta autorizou o planejamento do projeto. 

Pertencente ao Plano de Ação da Semec para este momento de pandemia, o projeto foi elaborado e passou a funcionar na última segunda-feira (8). A assistente social Elisângela Fonseca falou sobre a criação do projeto: 

“Diante desta situação que estamos vivendo, fomos surpreendidos pelo isolamento social. Muitos ficaram ansiosos e angustiados. Visando o bem estar de todos, o projeto surgiu com o intuito de estarmos dialogando com a equipe, e construindo juntos a cada dia. É o cuidado um com o outro, para que a gente não adoeça mentalmente e emocionalmente. Que possamos estar bem durante e quando tudo isso passar”. 

O projeto conta com a participação de duas psicólogas e duas assistentes sociais.  Através de um diálogo virtual, a ação acontece de segunda a sexta-feira e tem como público alvo os profissionais da rede municipal de ensino. “A princípio gestores e coordenadores, depois amplia para professores e equipe de apoio. E por fim queremos alcançar também a comunidade escolar”, comentou Elisângela Fonseca. 

A assistente social explicou que as profissionais envolvidas no projeto se dividem em duplas. A intenção é atender quatro unidades de ensino diariamente. Durante o diálogo são observadas as demandas dos profissionais da educação e as psicólogas realizam uma espécie de triagem na qual, dependendo do caso, é feito o encaminhamento do servidor para o Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria. Para Elisângela Fonseca, a ação é de uma importância imensurável: 

“É um projeto de grande magnitude. Quando a gente pensa estar construindo algo para os outros, terminamos construindo pra gente também. Ficamos impressionados com a fala de alguns profissionais. Percebemos estratégias para driblar essa pandemia, o quanto é importante uma voz, ser ouvido, carinho e atenção. Uma palavra de incentivo nesta época é fundamental, estamos todos enriquecendo como equipe”, comentou. 

Liliane Lopes, diretora do Centro Infantil Etenize Xavier, recebeu o contato da equipe do Núcleo Psicossocial e pôde comprovar os frutos positivos que o projeto “Cuidando do nosso bem estar durante e pós pandemia” pode produzir.  

“Achei a iniciativa muito boa no sentido de colaboração entre os gestores. Nesse período que as aulas estão suspensas, e muitas pessoas afastadas, essa ajuda é muito importante. Até mesmo no sentido quanto a orientação e apoio que podemos dar aos pais das crianças. Tivemos um diálogo riquíssimo. Parabenizo toda a equipe envolvida no projeto”, disse a gestora. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+