Prefeitura disponibiliza teleatendimento às pessoas com deficiência em período de pandemia - 08/06/2020

A inclusão e a acessibilidade são temas prioritários no município. Preocupada em dar mais assistência às pessoas com deficiência nesse período de pandemia, a equipe do Serviço de Teleatendimento, criado pela Prefeitura de Parnamirim e sob a coordenação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), pretende alcançar todos os 169 pacientes que tiveram suas atividades presencias interrompidas. A criação da Central partiu da preocupação em dar continuidade ao tratamento daqueles que precisam de atenção especial.

De acordo com a Nota Orientativa nº 02/2020, da Secretaria de Saúde do RN, ainda que algumas atividades estejam suspensas em decorrência da pandemia, com restrições à aglomeração nesse período, o órgão precisa identificar alternativas para aqueles que não podem ficar sem um determinado acompanhamento ou procedimento.

A diretora-geral do CER, Danielly Miranda, informou que, nessa nova dinâmica, já foram realizados mais de 120 atendimentos somente no mês de maio. Segundo ela, os pacientes são antigos e cabe à equipe de profissionais o desafio de reformular as atividades. “O momento é bem diferente, mas estamos conseguindo avançar”, disse.

Danielly ressaltou que é de responsabilidade de cada profissional entrar em contato com seus pacientes para agendar os atendimentos, mas que a Central, localizada no Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR), também está recebendo esse tipo de demanda, ou seja, o próprio paciente ou familiar pode entrar em contato para tirar dúvidas e receber orientações sobre o Covid-19, além de solicitar agendamento de consulta.

Para o atual momento, estão sendo criadas estratégias específicas de pedagogia, psicopedagogia e educação física, visando caso a caso. A equipe é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A diretora frisa que a participação da família é primordial, uma vez que os familiares atuam como intermediários nas sessões, especialmente nestes casos de deficiência física, visual, auditiva e em crianças e adolescentes com deficiência intelectual.

Além dos estímulos e exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada paciente, os profissionais estão atentos ao suporte emocional. Por isso, são passadas orientações com relação à nova rotina, a fim de evitar aumento da ansiedade e da agitação, devido ao momento de isolamento social.

Importante lembrar que os trabalhos ocorrem de forma remota, ou seja, via telefone. O Serviço de Teleatendimento à PcD está funcionando conjuntamente à central de atendimento ao Covid-19, localizada no Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR).

Central de Teleatendimento à PcD / CER
(084) 3272-1646 ou (084)3272-2444 – Pacientes do CER