Pacto pela Vida: Prefeitura realiza série de ações e intensifica combate à Covid-19 - 04/06/2020

Para combater a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Parnamirim iniciou nesta quinta-feira (4), uma série de ações que visa conscientizar a população e evitar a proliferação da Covid-19. No município, a atividade está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), e conta com o apoio das secretárias de Saúde (Sesad) e Limpeza Urbana (Selim).

Denominada como Pacto pela Vida, a iniciativa faz parte das orientações do subcomitê regional de combate à Covid-19, composto por representantes da Região Metropolitana e do Governo do Estado. A orientação é trabalhar de forma integrada no cumprimento e fiscalização das normas, e cobrar da população o cumprimento das determinações para evitar a proliferação do vírus.

Na manhã desta quinta (4), a ação aconteceu na Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim. Uma blitz foi montada próxima à Igreja do Nazareno e contou com a participação, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e agentes da Defesa Civil e do Trânsito. O secretário de Segurança Marcondes Pinheiro destacou a importância e o objetivo da ação.

“O objetivo é conscientizar, prevenir e orientar a população. Juntos, temos uma parcela de participação na luta contra a Covid-19, uma doença silenciosa e contagiosa. A solução é cada um fazer a sua parte. Evitar aglomeração, ficar em casa, e se for preciso sair, tomar todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, usar máscara e higienizar as mãos. A Prefeitura de Parnamirim está incessantemente fazendo a sua parte”.

De forma integrada, todos os profissionais envolvidos na ação deram orientações de conscientização aos motoristas e às pessoas que passavam na região. Agentes da Selim executaram o serviço de desinfecção nos veículos. Transportes alternativos receberam fiscalização quanto ao uso de máscara entre os passageiros, que também foram orientados por agentes da Sesdem.

Uma equipe formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem aplicou a vacinação contra a gripe, distribuiu máscaras e disponibilizou álcool 70%. “A conscientização e ação de todos são fundamentais para vencer o vírus”, reforçou Amanda Cinthia, assessora técnica da Vigilância Epidemiológica, sobre o combate ao coronavírus.

Isabel Cristina tomou a vacina no local e elogiou a ação. “Iniciativa fantástica! Recebi um atendimento maravilhoso e estou saindo daqui muito feliz”. Já o morador de Nova Parnamirim, José Araújo, destacou a relevância do serviço. “Um trabalho muito importante, com um pessoal bastante atencioso, ainda mais neste momento de pandemia. Parabéns a todos os envolvidos”.

A ação se repete na tarde desta quinta-feira (5), próximo da lagoa de captação da Avenida Abel Cabral, também em Nova Parnamirim, às 15h. Na sexta-feira (5) a Blitz continua na Avenida Ayrton Senna, a partir das 8h e o ponto de referência será a lanchonete Bonárabe. No fim de semana, a programação chega ao Litoral, sábado (6) em Pium, às 8h, perto do posto de combustível, e domingo (7), às 8h, em Pirangi do Norte, próximo à Praça São Sebastião.

“Vamos fazer esse trabalho toda a semana, até que a gente consiga atingir a descida da curva, da pandemia, que está em ascendência. Próxima semana, outros bairros serão escolhidos, vamos para todos os cantos de Parnamirim fazer essa conscientização com o povo. Unidos estaremos pronto para vencer está batalha”, disse o secretário Marcondes Pinheiros.

Texto: Ricardo Oliveira

Fotos: Ana Karina Amaral