Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realiza reunião virtual: situação de Parnamirim - 29/05/2020
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Parnamirim realizou uma reunião virtual com seus membros na manhã desta sexta-feira (29), de acordo com o que determina o Decreto nº 29.634 de 22 de abril de 2020 do governo do estado. O documento suspende as atividades coletivas de qualquer natureza, inclusive as reuniões de pessoas. O encontro serviu para tratar da situação da pandemia na cidade e os problemas enfrentados na fase atual de combate ao Coronavírus.
Entre os assuntos discutidos estavam as dificuldades que a cidade vem enfrentando no combate à pandemia, inclusive no que diz respeito ao atraso na entrega de materiais já adquiridos, por parte de fornecedores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) o Pronto Atendimento Suzete Cavalcante tem atendido cerca de 50 pessoas todos os dias, alguns em estado grave. A unidade, que conta com equipe completa com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, além de serviços básicos convencionais e estratégia da saúde da família, vem desempenhando o seu papel com esmero e dedicação.
Outra pauta discutida foi o trabalho junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no transporte de pacientes, com a necessidade de limpeza e desinfecção das viaturas ao término de cada trajeto. Para amenizar o problema, a Prefeitura de Parnamirim fez recentemente a aquisição de uma ambulância, com recursos próprios, e a equipou inclusive com um respirador. O ato visa um transporte mais humanizado dos pacientes e mais qualidade no atendimento à população.
O processo seletivo também foi abordado. De acordo com a Sesad o resultado passa pelas últimas análises e deve ser divulgado a qualquer momento. Os selecionados terão 48h para se manifestar e em seguida, entrar no processo de preparação para o início dos trabalhos, já que o Hospital Municipal de Campanha deve abrir suas portas na próxima segunda-feira (1).
A Secretária Terezinha Rêgo disse que apesar das dificuldades, Parnamirim está bem à frente de muitas cidades no estado. “Recebo diariamente muitos contatos de outros municípios solicitando o compartilhamento da nossa rede de atendimento. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, disse.
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - cedidas pela Sesad