Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Campanha Nacional de Vacinação segue até 5 de junho em Parnamirim - 22/05/2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza teve início no dia 23 de março, de forma antecipada, devido à pandemia causada pela Covid-19, priorizando os trabalhadores de saúde e os idosos, por serem mais suscetíveis às complicações do Coronavírus. Em Parnamirim, a meta é vacinar 61.801 pessoas, porém as fases da campanha têm apresentado panoramas diferentes de procura dos usuários do Sistema Único de Saúde. 

A meta para pessoas idosas, por exemplo, foi superada em tempo recorde. Mais de 15.000 pessoas foram vacinadas em pouquíssimos dias, uma participação muito expressiva. No entanto a expectativa de um bom comparecimento das pessoas para se vacinarem nas fases seguintes não tem se confirmado.  

A terceira fase da campanha foi dividida em duas etapas. Na primeira de 11 a 17 de maio puderam se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. Já na segunda, de 18 de maio a 5 de junho estão sendo vacinados os adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Para ficar no exemplo do público infantil, a Sesad espera atingir a meta de imunizar 18.105 crianças, mas até essa quinta-feira (21) só 12% foram vacinadas, isto é, cerca de 2.100 crianças. Posteriormente há as demais metas que a secretaria espera alcançar, 7.045 adultos entre 55 e 59 anos, cerca de 2.902 professores, 2.858 gestantes e 470 puérperas. 

A Sesad ressalta que a vacina não protege contra a Covid-19, mas reduz significativamente o número de pessoas com síndromes gripais, por essa razão é de extrema importância que pessoas que compõem o público-alvo estejam com seu sistema imunológico mais protegido durante o período de pandemia. Nicelha Guedes é Chefe do Setor de Imunização e ressalta que a população precisa se conscientizar que a vacinação é vital nessa pandemia. “Pedimos que quem fizer parte do público-alvo, vá até uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar. Cada um precisa fazer a sua parte”, disse. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza segue até o próximo dia 5 de junho. A segunda etapa da terceira fase está imunizando adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão abastecidas e em funcionamento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ana Amaral

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+