Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura realiza ação preventiva, fiscalização e vacinação no centro da cidade - 20/05/2020

A permanência da situação pandêmica enfrentada por todos os municípios do país, fez com que em Parnamirim, a Prefeitura realizasse nesta quarta-feira (20), no cruzamento da Avenida Brigadeiro Everaldo Breves com a Rua Antônio Neto, uma ação bem completa, no que diz respeito a prevenção do contágio da Covid-19 e orientação da população para as medidas de higiene e proteção. 

A Guarda Municipal e os agentes da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) controlaram o trânsito e realizaram uma importante ação educativa nos alternativos interbairros e ônibus que circulavam pelo local. A equipe distribuiu máscaras, orientou motoristas e cobradores e procurou conscientizar os passageiros para que obedecessem às medidas e os decretos municipais e estaduais, que tratam das restrições e cuidados necessários para minimizar o risco de contágio da Covid-19. 

Agentes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selim) realizaram a desinfecção das motocicletas e capacetes de mototaxistas e de condutores em geral com hipoclorito de sódio diluído em água, de acordo com as orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A ação visa a limpeza dos veículos e orientação dos condutores no momento de parada. Paulo Marcos de 43 anos, um dos motociclistas abordados, disse que considera muito importante a ação. “Se todo mundo se conscientizar e usar máscara, com fé em Deus, vamos sair dessa situação”, disse. 

Aproveitando que Parnamirim está em plena campanha de vacinação contra a Influenza, a Secretaria de Saúde (Sesad) também se fez presente realizando a vacinação e atualização vacinal das pessoas, entre elas, motoristas, cobradores, mototaxistas e motociclistas, que se enquadravam nos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde - puérperas, gestantes, professores, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência, além de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. 

A Sesdem ainda orientou os motoristas dos alternativos interbairros, objeto da fiscalização, a não transportar passageiros em número que exceda o de assentos do veículo, já que o ato também foi proibido através de decretos estadual e municipal. 

Herbert dos Santos é Coordenador de Transportes da Sesdem e diz que a operação é a princípio educativa. “Estamos orientando especialmente sobre a necessidade do uso das máscaras e a proibição do transporte com número de passageiros em excesso”, pontuou. O Coordenador ainda esclareceu que a população pode e deve participar do processo de fiscalização do cumprimento das determinações. Segundo ele, caso sejam constatados descumprimentos às medidas - para alternativos interbairros, mototáxis, táxis e transportes escolares - o cidadão pode denunciar a conduta à Ouvidoria Municipal, no site da prefeitura. Já para os descumprimentos constatados em transportes intermunicipais, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é o órgão que deve ser procurado. 

Para o titular da Sesdem, Marcondes Pinheiro, é de suma importância que quem puder, fique em casa. “Estamos cumprindo determinação do prefeito Taveira e fazendo tudo que podemos para reduzir os índices de contágio e proteger nossa população”, disse. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Joel Câmara

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+