Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura realiza fiscalização para evitar aglomeração e proliferação da COVID-19 - 15/05/2020

Para combater o novo coronavírus e evitar a proliferação da Covid-19, a Prefeitura de Parnamirim, por meio das secretarias de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (Semur), de Serviços Urbanos (Semsur) e de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), realizou uma ação para orientar e retirar ambulantes, no Centro da cidade. A fiscalização aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) e tem como objetivo evitar aglomerações na região.

Diante da situação de calamidade pública enfrentada na saúde, o prefeito Rosano Taveira tem estabelecido alguns decretos – publicados no Diário Oficial do Município – para combater a pandemia, embasado nas orientações recomendadas pelos órgãos de Saúde.

De acordo com o chefe de fiscalização urbanística Gerson Flor, foi percebido através de um estudo que a maioria das aglomerações no Centro de Parnamirim acontece na porta dos bancos e com a presença dos ambulantes. Com isso, Gerson explicou a finalidade da ação realizada pela prefeitura nesta sexta.

“Nosso objetivo é evitar aglomeração no município. A atividade de ambulantes tem provocado aglomerações nas vias e calçadas públicas. Sabemos que existe a questão econômica, mas essa medida é para garantir a saúde pública. É para o bem do próprio ambulante e da população. Por este motivo eles estão sendo retirados temporariamente”.

A ação contou com um trabalho conjunto, com servidores de fiscalização da Semsur e Semur, agentes da Guarda Municipal e de Trânsito. Um trabalho de orientação já havia sido feito na quinta-feira (14), para que a partir de hoje, (15) os ambulantes não colocassem mais suas bancas.

Gerson Flor comentou que as fiscalizações serão realizadas por servidores das secretarias envolvidas na ação e a orientação é que ocorra enquanto durar os decretos municipal e estadual. O descumprimento das medidas pode acarretar em punições para os ambulantes e camelôs.

“Nossa intenção inicial é o diálogo e orientação. Primeiro a equipe de fiscalização adverte, em caso de desobediência advertimos de novo mandamos embora para casa. Se o ambulante persistir em descumprir a ordem, é feito o termo de apreensão da mercadoria. As bancas podem ser confiscadas”.

Para cuidar da população, combatendo e evitando a disseminação do coronavírus, as ações iniciaram hoje no Centro da cidade, mas deverão ocorrer também em vários pontos do município.

Texto: Ricardo Oliveira

Fotos: Ana Karina Amaral


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+