Sesdem realiza instalação de pluviômetros para monitoramento de chuvas - 11/05/2020

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), através Defesa Civil Municipal iniciou, nesta segunda-feira (11), a instalação de pluviômetros. Os equipamentos, doados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), irão fornecer com exatidão, o quantitativo de chuvas que caem em território parnamirinense.

De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro, a Instalação dos pluviômetros é de suma importância para o município, pois vai permitir a geração de um banco de dados próprio referente ao quantitativo das chuvas que caem no município.

“Este é um trabalho que está sendo realizado em conjunto com a Emparn. A coleta de dados será feita através desses pluviômetros que foram doados pelo órgão, que ficará responsável pela divulgação dessas informações”, explicou.

Dois dos equipamentos já foram instalados, sendo um na BR-304, estrada para Macaíba e o outro no limite com o Distrito de Taborda. O terceiro equipamento será instalado nesta terça-feira (12) na Estrada do Sol.

Segundo a Emparn, os equipamentos vão ampliar a rede de monitoramento climática, que conta agora com 177 postos em todo o RN. “Os dados vão contribuir para a realização da análise climática diária ainda mais fiel a realidade e avaliações por períodos, além de auxiliar na gestão dos recursos hídricos e melhorar zoneamento /monitoramento agrícola”, comentou o Chefe da Unidade do Setor Meteorológico, Gilmar Bristot.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro