Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura recebe novos lotes e garante alimentação dos pacientes inscritos no Suporte Nutricional - 24/04/2020

O Núcleo de Suporte Nutricional de Parnamirim, em funcionamento no CCPAR/UnP, recebeu hoje, 24, novos lotes de produtos que irão abastecer pelos próximos 12 meses todos os inscritos e assegurar alimentação adequada para os pacientes que se alimentam basicamente por meio de sonda.

Pacientes diagnosticados com doenças crônicas, terminais e sindrômicos necessitam de uma alimentação diferenciada e a Prefeitura tem dado total assistência.

Para ter direito ao acompanhamento nutricional, o paciente deve solicitar a marcação de consulta no próprio CCPAR e participar de uma avaliação, ainda que esteja vindo de algum tratamento na Liga Contra o Câncer, Hospital Infantil ou alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). De acordo com a nutricionista responsável Ana Cristina Sidrim, o paciente ou seu responsável deverão comparecer uma vez por mês, para retirar a alimentação prescrita. A equipe é especializada em nutrição oncológica, renal, hepatopatas, sequelados de AVC e crianças com paralisia cerebral.

Ana Cristina falou sobre a importância desse projeto e o impacto que isso causa no setor da saúde do município. Segunda ela, esse trabalho consiste na prevenção, recuperação e manutenção do estado nutricional do paciente. Essa medida irá refletir diretamente na superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades. “É um serviço de excelência totalmente custeado pela Prefeitura. O paciente que usa a alimentação de forma correta, conforme prescrição, evolui mais, responde melhor ao tratamento e evita recorrências de internações. Recebemos pacientes desnutridos e anêmicos que ficam totalmente estáveis”, completou.

O CCPAR recebe cerca de 200 pacientes por mês e já registrou uma média de 2.500/ano em atendimento de pessoas que necessitam de dietas enterais oligoméricas, poliméricas, suplementos, fórmulas lácteas infantis e módulos de nutrientes. Cristina ressaltou que para atender às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) com relação à pandemia do COVID-19, serão distribuídas a quantidade necessária para suprir cada paciente por até 2 meses.

SERVIÇO:

O CCPAR/UnP

Rua Almirante Santos, 1223, Santos Reis.

Telefone: 3643.4687

Texto e Fotos: Andrezza Barros


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+