Saúde esclarece resultado de paciente com suspeita de Covid-19 - 24/04/2020

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) informa que uma paciente do sexo feminino, de 47 anos, com suspeita de Covid-19, vindo a óbito no dia 19 de março, testou negativo para o Coronavírus. A informação foi confirmada na última quinta-feira (23).

No dia 17 de março, a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim (UPA), passando inicialmente por uma anamnese (entrevista com o paciente) e um exame clínico por um profissional médico, seguido de um raio-x, sendo constatado que a paciente estava com pneumonia. Em seguida, conforme prescrição médica, a mulher foi medicada e colocada em observação, logo depois foi liberada para continuar o tratamento domiciliar com o medicamento receitado pelo profissional.

Posteriormente, no dia 19 de março, segundo relato dos familiares, a paciente apresentou piora do quadro com dificuldade de respirar, sendo levada imediatamente através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a UPA, localizada no bairro de Nova Esperança. A equipe médica da Unidade realizou todos os procedimentos cabíveis e a intubação orotraqueal da paciente, que não apresentando melhora no quadro, sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito.

Após o óbito, o corpo seguiu para o Serviço de Verificação de Óbitos, no qual foram realizados os exames e na data de 23/04/2020, o resultado foi negativo para Covid-19. Apesar do óbito ter acontecido no período inicial da Pandemia do Coronavírus, em que foi levantada a suspeita do vírus por parte de terceiros, contrariando diagnóstico clínico profissional, a Sesad ressalta a importância da população seguir as recomendações do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Parnamirim, para que dessa forma todos estejam resguardados, evitando a propagação do vírus.

Texto: Cinthia de Oliveira

Postado Por: Yara Okubo