Campanha contra gripe: Prefeitura inicia vacinação para o segundo grupo - 16/04/2020

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), iniciou hoje (16) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe influenza. Até agora já foram imunizadas mais de 23.620 pessoas na primeira fase que teve início no dia 23 de março. A dose (cerca de 6 mil vacinas) já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Profissionais de Segurança Pública, motoristas, portuários e pessoas com doenças crônicas deverão procurar uma Unidade mais próxima.

Neste ano, a campanha de vacinação, que acontecia normalmente no mês de maio, foi antecipada pelo Governo Federal como medida de prevenção ao COVID-19. Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavirus, mas reduz significativamente o número de pessoas com síndromes gripais. Dessa forma, é de extrema importância que pessoas que compõem o público-alvo estejam com seu sistema imunológico mais protegido nesse período de pandemia.

A diretora da UBS Cohabinal, Lorizete Francelino, reforçou a importância de manter o calendário de vacinação em dia. “A influenza é conhecida por provocar complicações respiratórias em idosos e pessoas com outras doenças crônicas, justamente o público vulnerável ao coronavírus”. Segundo ela, a população precisar ter ciência que a Influenza B, H1N1 e H3N2 também causam mortes.

Fazem parte do segundo grupo profissionais de segurança os portadores de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.
A partir do dia 09 de maio, será iniciada a vacinação dos professores de escolas públicas e privadas, das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e das pessoas com deficiência. Lembrando que a campanha irá durar até o dia 22 maio.

Texto: Andrezza Barros

Postado Por: Yara Okubo