Prefeitura prepara estrutura na saúde para enfretamento ao Coronavírus - 07/04/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), está montando uma estrutura para o enfrentamento à pandemia causada pelo COVID-19. Hospitais, Centro Especializado em Reabilitação (CER) e algumas UBS estão sendo equipados para receber os pacientes que tenham sido infectados com o novo Coronavírus.
De acordo com a Sesad, serão implantados 31 leitos de retaguarda à UPA no Hospital Marcio Marinho, de Pirangi. Mas Parnamirim também contará com 14 UTIs de graves necessidades de respiradores, na UPA de Nova Esperança e seis UTIs no Hospital Maternidade Divino Amor para gestantes, puérperas e neonatal.

No Centro Especializado em Reabilitação (CER), 31 leitos receberão os casos leves positivados para internação, na 1ª e 2ª etapa. A UBS Suzete Cavalcante, de Nova Parnamirim, contará com seis leitos de observação para suspeitos. Em Nova Esperança, a Unidade Básica de Saúde também vai contar com três leitos para suspeitos em observação.
A última atualização dos números do Coronavírus em Parnamirim saiu nesta segunda-feira (6). São 133 casos suspeitos, 107 descartados e 30 confirmados. Até o momento, o município já realizou 102 exames laboratoriais.

Além do leitos que estão sendo montados em algumas unidades de saúde da cidade, aparelhos ventiladores/respiradores também estão chegando ao município. Mesmo em meio à dificuldade de fornecedores no País, a Sesad busca a compra de álcool em gel e máscaras para reforçar na proteção dos profissionais da saúde.

“O trabalho de Parnamirim não é feito de maneira isolada. Temos o nosso comitê municipal, mas seguimos o comitê nacional e estadual. Não medimos esforços no combate a esta pandemia. Recomendamos que a população evite ao máximo sair de casa, casos já foram confirmados em nossa cidade e o isolamento social é fundamental no combate ao coronavírus”, disse a secretária municipal de Saúde Terezinha Rêgo.

Texto: Ricardo Oliveira

Postado Por: Yara Okubo