Prefeitura de Parnamirim institui o "Junho Branco", mês dedicado ao combate às drogas - 06/04/2020

O prefeito Rosano Taveira sancionou no último dia 3, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM), uma lei que institui o "Junho Branco" como um mês dedicado à realização de ações educativas, de conscientização e de prevenção acerca do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

A campanha “Junho Branco”, é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (Sesad), com a integração dos serviços de referência - os CAPS - AD III 24 horas, CAPS II, adulto e infantil e, além disso, conta com o apoio diversas secretarias e profissionais da educação, esporte e lazer e assistência social.

Dentre as ações estão as estratégias de contribuição e abordagem do assunto nas esferas públicas e privadas de ensino, além da realização de palestras, reuniões, congressos, eventos esportivos e atividades educativas e culturais de promoção e prevenção às drogas, envolvendo toda a população em prol de um assunto de extrema relevância.

A diretora do CAPS - AD III (álcool e drogas), Ana Luiza Gomes, explica a importância da abordagem do assunto e da campanha intensiva no mês de junho. "A conscientização sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas é uma questão fundamental para a saúde mental. As ações de prevenção e sensibilização ao uso de drogas promovidas pelos mais variados dispositivos e serviços municipais são imprescindíveis no cotidiano e contribuirão para o fortalecimento do sujeito. O CAPS AD III (24h) é o dispositivo estratégico da Rede de Atenção Psicossocial no que se refere ao uso abusivo de álcool e outras drogas e sempre estaremos disponíveis para o acolhimento de novos casos", disse.

O Centro de Apoio Psicossocial de Parnamirim (CAPS), está em funcionamento há 9 anos e conta com profissionais da psicologia, psiquiatria, clínico-geral, além de enfermeiros, que são responsáveis por acolher pessoas que se encontram em dependência química, realizando na primeira fase uma triagem, escutando o paciente, em seguida construindo um plano terapêutico individual, para assim participar de oficinas terapêuticas, grupos operacionais e obter acompanhamento com profissionais especializados.

Serviço:

CAPS - AD III (álcool e drogas)

Endereço: Av. Cajupiranga, 1550. Liberdade.

Texto: Cinthia de Oliveira

Postado Por: Yara Okubo