Conselhos Tutelares seguem funcionando, mesmo no período de pandemia - 01/04/2020
Os Conselhos Tutelares 1 e 2 continuam em funcionamento devido à necessidade de assegurar que neste período de isolamento social, os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridos. Os atendimentos presenciais estão sendo realizados apenas em casos de urgência, como casos de abuso sexual ou tentativa de suicídio.
O Conselho Tutelar é um órgão municipal que tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. Como o trabalho acontece principalmente por meio de denúncias, é importante que o Conselho seja avisado sempre que existir algum sinal de que menores estão em condições de risco ou abuso. Isso acontece, principalmente, em casos de violência emocional ou física.
Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) que acarretou o isolamento social, os conselheiros sentiram a necessidade de dar continuidade aos seus trabalhos e, até mesmo realizar plantões devido à preocupação com o aumento do número de casos de violência e abuso sofridos por crianças e adolescentes.
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar 2, Cristiane Alves, a equipe multiprofissional dos órgãos está totalmente preparada para realizar o trabalho de acolhimento às crianças e adolescentes, além do aconselhamento aos pais ou responsáveis.
"Os Conselhos Tutelares de Parnamirim são os únicos órgãos do Rio Grande do Norte que possuem uma equipe técnica, que é composta por um psicólogo e uma assistente social em cada uma, além dos 5 conselheiros tutelares escolhidos por votação popular para o colegiado. O Conselho 2 atende os bairros de Nova Parnamirim, Parque Industrial, Emaús e Litoral. O Conselho Tutelar 1 atende os demais bairros", disse Cristiane.
Para realizar denúncias ou em caso de necessidade de atendimento específico, a população deve entrar em contato através dos telefones:
Conselho Tutelar 1
3644-8326 / 3644-8318
Conselho Tutelar 2
3608-2871 / 3208-4741
Plantão
9 8701-4242 (das 8h às 17h)
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM