Sesad dispõe de serviço voltado para coleta do COVID-19 - 30/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), através do Laboratório Central de Parnamirim e apoio do Laboratório Central de Saúde do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) está dispondo, a partir desta segunda-feira (30), o serviço de coleta do Coronavírus (COVID-19). As coletas serão realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e serão atendidas, através de agendamento, até 10 pacientes por dia.

De acordo com a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, a medida foi tomada com o objetivo de descentralizar e desafogar o serviço nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Nós descentralizamos o serviço de coleta nas UPAs, pois sentimos a necessidade de desafogar as Unidades, principalmente neste momento, em que devemos evitar aglomerações. Atenderemos no posto de coleta, casos suspeitos que estão dentro do protocolo. A partir de então, estamos disponibilizando um espaço organizado e preparado para receber esses casos suspeitos”.

O Laboratório Central de Parnamirim, que possui em sua equipe profissionais das áreas de bioquímica, biomedicina, técnicos de laboratório e recepcionistas, recebe os testes coletados, mediante encaminhamento médico, das Unidades Básicas de Saúde e realiza a conferência, catalogação no sistema do governo do RN, armazenamento e envio de coletas de exames do COVID-19 ao LACEN do Rio Grande do Norte, que funciona em Natal, para a realização dos testes.

Para realizar o agendamento e coleta, os pacientes deverão apresentar a solicitação médica, ficha do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e ficha de notificação, além dos documentos de identificação. Os testes poderão ser processados em até 48h e os pacientes podem ter acesso no próprio Laboratório Central de Parnamirim.

SERVIÇO:

LABORATÓRIO CENTRAL DE PARNAMIRIM