Prefeitos discutem plano de ação para enfrentar problemas ocasionados pelas chuvas - 13/03/2020

Em  função das fortes chuvas que caíram em Parnamirim (132,2 milímetros de acordo com a Emparn), o prefeito Rosano Taveira , se reuniu na tarde de hoje, 13, com os prefeitos de Natal e Região Metropolitana  para discutirem os problemas em comuns e buscarem recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

Os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz, Macaíba, São José de Mipibu, Nísia Floresta e São Gonçalo do Amarante estão enfrentando problemas ocasionados pelas fortes chuvas. Alagamentos, enchentes, queda de muros e riscos de desabamentos são alguns dos problemas elencados pelos prefeitos durante a reunião que aconteceu na Prefeitura de Natal, inclusive, com a presença dos representantes da Defesa Civil.

O prefeito Rosano Taveira falou sobre a importância de se discutir problemas comuns da Região Metropolitana. “Temos problemas comuns e, juntos, podemos nos fortalecer para encontrar as soluções”, disse o gestor que vai avaliar junto à Procuradoria do Município, a possibilidade de um decreto de situação de emergência. Estiveram junto com o prefeito, os secretários João Albérico Júnior (Obras), Fernando Fernandes (Selim), Wolney França (Gabinete Civil) e Charles Quadros (Semsur).

Na próxima quinta-feira, os prefeitos deverão se encontrar com o Ministro Rogério Marinho para expor a situação e solicitar recursos para a realização de obras que possam minimizar os problemas no período de inverno.

Em Parnamirim, a Prefeitura ativou um plano de emergência para atender os casos de emergência. O mais grave deles aconteceu nas proximidades do Cemitério São Sebastião, no Centro, cujas águas das chuvas retidas no seu interior fizeram recalcar o sepulcro, levando a comprometer a base do muro que veio a ruir.

Todas as equipes foram acionadas e estão solucionando os problemas em diversos bairros. A Prefeitura disponibiliza o número 3644.8222, para que a população possa ligar em caso de alguma ocorrência em uma das diversas lagoas de captação do município.

Postado Por: Yara Okubo