Prefeitura comemora o Dia Internacional da Mulher - 04/03/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Saúde (SESAD), vai realizar durante este mês a programação em homenagem ao Dia da Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia oito de março.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) o Grupo de Mulheres iniciará no próximo dia 12, com o objetivo de ajudar mulheres vítimas de violência doméstica a se encorajar, sair da condição de violência e resgatar sua autoestima.

As integrantes do Grupo são encaminhadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), participam de rodas de conversa e acompanhamento de psicóloga e assistente social. No dia 18, também irão participar de um passeio no Parque das Dunas acompanhadas dos filhos.

Além disso, o CREAS vai iniciar no dia 30 deste mês o Grupo de Fortalecimento de Vínculos com mães de adolescentes em conflito com a lei. Nos dois grupos o Centro também realiza o acompanhamento dos filhos das participantes.

Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também haverá programação. Na próxima sexta-feira (6) a unidade de Monte Castelo vai realizar o CineCras, com filme sobre motivação, para as mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Já na segunda-feira (9), a unidade do Parque Industrial vai realizar palestra sobre o empoderamento feminino com a psicóloga Maisa e apresentação das crianças.

Nos CRAS do Litoral, além de palestra em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez prematura e formas de evitar, também vai ocorrer o Dia da Beleza. O mesmo evento vai ocorrer no dia 13 em Pirangi do Norte e no dia 24 em Pium. Em Bela Parnamirim a programação vai ocorrer na tarde do dia 31 com roda de conversa sobre saúde integral da mulher e espaço da beleza.

Saúde

A Secretaria de Saúde também terá programação especial, as Unidades Básicas de Saúde vão realizar diversas ações voltadas ao Dia da Mulher incluindo palestras, intensificação da prevenção do câncer no colo do útero e de mama, testes rápidos, conscientização sobre métodos contraceptivos e violência contra a mulher. Além disso, algumas unidades estarão apoiando eventos dos Cras dos bairros.

Conselho da Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Parnamirim (CMDM) vai promover no dia 31 deste mês, na Associação da Cohabinal, a solenidade de entrega do Prêmio Ìris de Almeida.

O troféu Íris de Almeida foi instituído em conformidade com a Lei 1.215/2004 com o intuito de homenagear 10 mulheres que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento de Parnamirim em diferentes áreas.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega