Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim fecha 2019 com saldo positivo de empregos - 26/02/2020

Parnamirim fechou o ano de 2019 com saldo positivo no número de empregos. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade trampolim da vitória registrou um total de 14.595 contratações ao longo do ano, contra 12.652 desligamentos. Com isso, o saldo foi de 1.943 novos postos de trabalho, evidenciando uma variação positiva de 5,45%.

Segundo o Caged, Parnamirim teve, em 2019, a maior taxa  de crescimento no número de empregos entre todos os dez municípios avaliados pelo órgão no RN, incluindo Natal. A capital potiguar registrou 71.593 contratações, contra 73.497 demissões, ficando com saldo negativo -1.904 e variação de -0,88%.

Para o prefeito Rosano Taveira, os números evidenciam o resultado de um trabalho focado no desenvolvimento e no crescimento econômico. “Parnamirim está em plena expansão e a geração de emprego é o melhor resultado que um gestor pode entregar à população”, declarou. 

Esse movimento crescente é resultado de ações desenvolvidas pela administração pública, como programas sociais, realização de concursos públicos, realização de obras de saneamento e recuperação viária, além da concessão de incentivos fiscais a empresas que estão se estabelecendo ou que venham a se estabelecer no município, como a isenção de IPTU, e a redução de 5% para 2% das alíquotas referentes a impostos sobre serviços. 

De acordo com Jurany Silva, coordenadora da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Regularização Fundiária (Semas), este último, tem sido fator decisivo para a chegada de novas empresas no município, atraídas pelas oportunidades de crescimento e pelos incentivos da gestão municipal. Grandes grupos como Atacadão, Teleperformance, Vale do Pará, Faculdade Católica do RN, Mar Vermelho e o novo Shopping Praça das Dunas, em Emaús,  têm expandido seus negócios na direção da cidade, movimentando a economia e a geração de empregos. 

A rede Atacadão, por exemplo, iniciou as operações no ano passado, gerando de imediato aproximadamente 800 vagas de emprego. O grupo Mar Vermelho, que iniciará seu novo empreendimento no município ainda este ano, também vai gerar 200 novos posto de trabalho. Já o Shopping Praça das Dunas, que está na fase de terraplanagem, vai oportunizar 400 vagas de trabalho para a fase de obras.
 
Na setor de obras, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também tem investido em mão de obra parnamirinense. Somente com os serviços de saneamento básico, recuperação viária e manutenção de escolas e prédios da saúde, foram gerados mais de mil novos postos formais de emprego. 

Com as contas em dia, reduzindo o percentual de despesas com pessoal em sua receita líquida de 58,4% para 48,39%, A Prefeitura de Parnamirim tem priorizado investimentos em diversas áreas, uma delas é a realização de concursos públicos. 

Somente com a realização do concurso para a saúde, assistência social e Procuradoria, além da realização do certame da Guarda Municipal, quase mil novas oportunidades de trabalho foram geradas no município. 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+