SEMEC e MPRN realizam Seminário da Justiça Restaurativa - 13/02/2020

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com o Ministério Publico do Rio Grande do Norte, realizaram nesta quinta-feira (13) o Seminário da Justiça Restaurativa nas Escolas de Parnamirim. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo, na Cohabinal, teve como objetivo difundir as práticas da justiça restaurativa no âmbito escolar, para contribuir na prevenção e resolução pacífica de conflitos ou situações de violência nas escolas.

As escolas municipais e Centros Infantis do Município já contam com o apoio de um Núcleo de Práticas Restaurativas da SEMEC que realiza atividades de mediação de conflitos envolvendo toda comunidade escolar; atividades preventivas de promoção ao diálogo e da cultura de paz; e capacitações continuadas em administração de conflitos e práticas restaurativas.

Durante o Seminário, além da palestra ministrada pelo promotor e coordenador do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa de Natal, Manoel Onofre Neto, sobre o tema, também ocorreu a apresentação de um vídeo com depoimento de educadores, pais e alunos que participaram do projeto nas escolas ou Centros Infantis, conduzido pela coordenadora do Núcleo da SEMEC, Rosilene de Lima.

Na ocasião, a promotora Isabelita Garcia, elogiou o comprometimento da Prefeitura de Parnamirim e falou da importância de resolver os conflitos a partir do diálogo, onde todos os envolvidos são recebem igual atenção. Em seguida, a Secretária de Educação, Justina Iva, parabenizou a todos os participantes e lembrou do papel dos profissionais da educação não é só instruir, mas também educar. “Essa é profissão que considero mais fundamental na sociedade”, declarou.

O evento encerrou com a entrega de certificados para 25 profissionais da rede municipal de ensino que participaram de uma capacitação com carga horária de120 horas e foram capacitados como multiplicadores para os círculos de diálogo.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega