SEMAS promove capacitação do Programa Entrega Responsável - 06/02/2020
A Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude de Parnamirim, está iniciando nesta quinta-feira (6), no auditório do Fórum de Parnamirim, em Monte Castelo, a capacitação do Programa Entrega Responsável.
O Programa auxilia a gestante que apresenta incertezas ou não se encontra capacitada para ficar com a criança e deseja entregá-la à adoção. O objetivo é proteger os direitos das crianças para que não sejam colocadas em situação de risco envolvendo abandono, adoção ilegal, infanticídio, entre outros riscos, além de resguardar o direito da gestante de decidir sobre a entrega da criança oferecendo todo suporte necessário.
Durante a abertura, o Prefeito Rosano Taveira; a vice-prefeita e secretária da SEMAS, Elienai Cartaxo; a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo; e o diretor da Maternidade, Deoclécio Marques, assinaram um termo de compromisso para a implantação do Programa.
De acordo com Elienai, o Entrega Responsável é de extrema importância porque além de garantir os direitos da criança, também permite que a mulher que não se sente preparada para a maternidade, receba acompanhamento de uma equipe técnica com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados respeitando a decisão desta mãe.
Na ocasião, o juiz da comarca de Pernambuco, Élio Braz, ministrou os temas A legislação pertinente à entrega de crianças para adoção; e Diferenciando abandono de entrega, enquanto as psicólogas da Vara da Infância de Pernambuco, Fabiana Romão e Ana Souza, trataram sobre Transformações do conceito de família e o lugar da criança; e Diversos contextos da parentalidade.
Participaram profissionais das secretarias de Assistência Social e da Saúde. Amanhã a capacitação continua a partir das 9h30 no mesmo local e vai abordar outros temas.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de:
ASCOM